(47) 3361-3932        Seg - Sex: 9:00 - 18:00        [email protected]
Importância da terraplanagem para a construção civil: saiba mais
Importância da terraplanagem para a construção civil

Importância da terraplanagem para a construção civil: saiba mais

Se você trabalha com construção civil certamente sabe da importância de realizar uma boa terraplanagem antes de começar iniciar uma obra. No entanto, este processo pode se tornar mais complexo dependendo do nível do empreendimento. Por isso a Terra Brasil preparou algumas dicas a fim de que você entenda melhor como funciona esse processo. 

Antes de se iniciar a terraplanagem, é necessário fazer a limpeza de detritos como a retirada de vegetação, restos de árvores e pedras de maior porte que prejudiquem a execução dos projetos. O objetivo da terraplenagem de acordo com a construção civil é satisfazer os níveis topográficos, dando a forma necessária para a realização de um projeto posterior. Em qualquer caso, deve tornar o solo mais estável e seguro.

Para isso é feito um cuidadoso estudo dos aspectos topográficos do local. Identificam-se as declividades naturais do terreno e quais são os tipos de solo que a área possui. A terraplanagem pode ser feita em qualquer tipo de solo. Dessa forma a questão é o custo e o prazo, que são maiores quando se identificam rochas ou solos moles. 

Dependendo do grau de complexidade exigido para tornar o solo perfeito, o custo da terraplanagem pode chegar a até um quinto do custo total da construção civil em questão. Por isso, antes de escolher um terreno, é importante fazer uma consulta com um profissional desta área. Somente depois da avaliação, é que ele vai poder esclarecer o melhor método de terraplenagem para o local em questão.

Preparação do solo

Preparar o solo por meio da terraplanagem é essencial para que se possa realizar a obra no local. Para que ela seja feita corretamente é necessário contar dois estudos detalhados da área que incluem os projetos geométrico e o geotécnico. O projeto geométrico é aquele que faz a definição das linhas e cotas de terraplanagem, ou seja, um desenho da área.

A melhor situação de trabalho na construção civil é com solos argilosos e, no caso de terrenos arenosos, quanto menos declividade melhor. Terrenos em desníveis causam um sério problema para a segurança e economia dos proprietários. Má drenagem das águas, erosões e possíveis deslizamentos são situações desagradáveis que podem ocorrer caso o terreno não esteja com as cotas de níveis definidas pela planta. 

Para realizar a terraplanagem, são utilizadas máquinas retroescavadeiras, pá carregadeiras e tratores de esteira que conseguem realizar o nivelamento do solo de maneira eficiente. Mas atenção, é necessário que esses equipamentos sejam adequados a obra. Se a construção é em grande centros urbanos, por exemplo é necessário maquinários com contenção de ruídos. 

Técnicas de terraplanagem na Construção Civil

Escavação: É utilizada apenas quando é necessária a retirada do excesso de terra.

Aterramento: É o processo contrário. Quando o espaço precisa receber terra. Geralmente, neste momento, é utilizada a terra vermelha.

Drenagem: Quando é feita a retirada de água.

Destocamento: Quando é preciso realizar a retirada de restos de árvores ou plantas.

Demolição: Quando uma construção já existente é derrubada para dar lugar a outra.

Compactação do solo: Quando são utilizados rolos compressores para gerar estabilidade ao terreno.

É importante buscar prestadores de serviços em terraplanagem com reconhecimento no mercado.  A empresa deve estar inscrita no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Conhecer a prestadora responsável pela planagem e limpeza do terreno garante a segurança em uma obra de grande porte, como é o caso na construção civil

Deixe uma resposta

Fechar Menu