(47) 3361-3932        Seg - Sex: 9:00 - 18:00        [email protected]
Escavação na terraplenagem: Entenda melhor essa técnica

Escavação na terraplenagem: Entenda melhor essa técnica

A escavação é uma técnica aplicada na terraplenagem para adequar a topografia original de um terreno ao projeto de construção. Normalmente, o trabalho de terraplenagem não é tão simples e pode ser árduo e complexo dependendo das atuais condições do local. A contratação de profissionais qualificados é essencial para que seja desenvolvido um bom projeto de terraplenagem, o responsável pela elaboração deste tipo de projeto é o engenheiro civil.

 

escavação

 

O engenheiro possui o conhecimento técnico necessário e as atribuições legais para ser responsável por um projeto de terraplenagem. Por isso, antes de colocar as máquinas para trabalhar, é crucial que esse estudo seja desenvolvido, levando em conta o levantamento topográfico da área, a investigação geotécnica do terreno e o projeto arquitetônico de implantação do empreendimento.

Mas, para que você possa entender como funciona todo o processo, e de que maneira a escavação pode auxiliar na terraplenagem, vamos começar entendendo melhor esse termo.

 

Leia também: Terraplenagem ou Terraplanagem? Saiba qual expressão usar

 

Terraplenagem

A terraplenagem nada mais é do que um processo que busca tornar a terra ou um determinado terreno plano, como o próprio nome já diz,  significa “ato ou efeito de terraplenar”, encher de terra os vãos de um terreno. Ele é utilizado principalmente em terrenos que possuem declives e que podem causar problemas na hora de construir uma casa ou um edifício. Também consiste na limpeza do terreno, retirando eventuais detritos que lá estejam depositados, vegetação, restos de árvores e possíveis pedras de maior porte que possam prejudicar a construção.

O  trabalho tem início com as investigações das características do terreno, onde é feito uma avaliação do comportamento do solo para projetar um serviço seguro e eficaz. Após essas análises são definidas quais técnicas devem ser implantadas para aperfeiçoar a topografia do terreno, são elas: escavação, aterramento, compactação, troca de solo, drenagem e prevenção à erosão.

 

Leia também: Como evitar a erosão do solo na terraplenagem

 

Escavação

A escavação tem por objetivo remover quantidades de terra de um determinado local, modificando o estado natural do terreno, a fim de adequar o nível ao projeto de terraplenagem ou de construção. Pode ser feita das seguintes maneiras:

Escavação com remoção de terra: Nesta operação, a terra é escavada e carregada em caminhões basculantes que transportaram o material para locais denominados Aterros ou Bota-Foras.

Escavação sem remoção de terra: A terra é escavada onde a topografia está acima das cotas do projeto, e é utilizada no Aterro das áreas onde o nível do terreno está abaixo das cotas do projeto de construção. Este processo também é conhecido como “corte e compensação”.

Todo trabalho de escavação, assim como outras tarefas na terraplenagem, devem ser realizados com muito cuidado. Um estudo prévio das condições das edificações vizinhas é algo imprescindível. Também deve-se atentar para as diferenças entre o nível (altura do solo) das construções vizinhas e do indicado no projeto de terraplenagem ou de construção. Em caso de diferenças, caso não seja feito um trabalho de contenção antes da escavação, deve-se criar taludes em ângulo de 45°, visando manter o máximo de segurança às edificações existentes nas divisas e aos trabalhadores da futura construção.

 

Leia também: Compactação do Solo: entenda a técnica usada na terraplenagem

 

É importante lembrar que antes de qualquer alteração na topografia original do terreno, inclusive a operação de escavação, todas as empresas de terraplenagem requerem projeto de construção aprovado pela prefeitura da cidade e aprovação pelos órgãos estaduais e federais. Veja outras dicas de terraplenagem.

Deixe uma resposta

Fechar Menu