(47) 3361-3932        Seg - Sex: 9:00 - 18:00        [email protected]
Saiba quais são os tipos de solo antes de realizar a Terraplenagem

Saiba quais são os tipos de solo antes de realizar a Terraplenagem

Realizar uma terraplenagem significa encher os vãos de um terreno para ele ficar plano. Este tipo de operação é realizado em praticamente todas as obras da Construção Civil. Em virtude de os terrenos estarem irregulares e impróprios para o início das construções, a ação é necessária. Antes de iniciar o trabalho de terraplenagem é muito importante realizar uma série de procedimentos. Primordialmente, saber quais os tipos de solo se faz necessário para fazer a terraplenagem com sucesso.

A terraplenagem pode passar por operações de escavação, aterramento, compactação, troca de solo, drenagem e prevenção à erosão. Assim, para satisfazer os níveis topográficos, o terreno será modificado, podendo atender às necessidades do projeto idealizado. Com isso, o solo se tornará mais estável e seguro para receber uma obra de pequeno e grande porte. Contudo, isso se dará apenas após uma fase de análise e investigação do terreno.

Este momento de estudo dos aspectos topográficos do local serve para identificar declividades naturais do terreno, bem como os tipos de solo. A terraplenagem possui o benefício de poder ser realizada em qualquer tipo de solo, contudo é preciso identificá-los antes. Afinal, o solo é o que dá sustentação ao peso das construções e também determina as características fundamentais do projeto. Os principais tipos de solo podem ser classificados em: arenoso, siltoso e argiloso.

Arenoso – Dos tipos de solo, o arenoso é aquele que é predominado por areia. Ela é composta por grãos grossos, médios e finos, que são todos visíveis a olho nu. A característica principal da areia é não ter coesão, ou seja, os grãos podem ser separados facilmente. Ao mesmo tempo, os solos arenosos têm grande permeabilidade, podendo circular água e ar com facilidade no meio deles.

 

Siltoso – Dos tipos de solo, este é considerado o menos nobre. Se encontra em um meio termo entre o arenoso e o argiloso. Ele consiste em um pó como a argila, mas não tem o mesmo nível coesão.  Além disso, não tem a plasticidade necessária quando molhado.

 

Argiloso – Dos tipos de solo, este se destaca pela alta impermeabilidade. Além disso, são fáceis de serem moldadas com água e têm dificuldade de desagregação. Ainda assim, os grão de argila são menores e bem próximos uns dos outros, dificultando a passagem da água e do ar.

 

Sondagem para saber quais são os tipos de solo

 

Para identificar os tipos de solo e, assim, poder realizar a terraplenagem, se utiliza do processo chamado sondagem de solo. Esta técnica é vital para qualquer tipo de obra, já que o conhecimento e as informações obtidas nas fases iniciais decidirão o futuro da construção.

Além disso, a sondagem garante a segurança e economia de materiais, tornando a obra sustentável e confiável, tanto para os trabalhadores, quanto para os proprietários. Além dos tipos de solo, também é possível identificar a espessura e dimensão de cada camada do solo até a profundidade desejada. Outras informações como nível e existência de água no solo, profundidade da camada rochosa são relevantes e identificáveis.  Ao mesmo tempo que a sondagem identifica a permeabilidade, compressibilidade e resistência ao cisalhamento do terreno

Por isso, o planejamento é fundamental na sua construção. Elaborar uma obra, seja ela de pequeno ou grande porte, deve seguir as etapas que garantem a confiança e qualidade. Além disso, identificar os tipos de solo e outras características pode economizar tempo e dinheiro.

Deixe uma resposta

Fechar Menu