(47) 3361-3932        Seg - Sex: 9:00 - 18:00        [email protected]
Preparação do terreno: A importância da etapa para o sucesso da obra

Preparação do terreno: A importância da etapa para o sucesso da obra

A preparação do terreno é uma etapa indispensável antes de iniciar qualquer construção. Seja ela de pequeno ou grande porte. Para iniciar a obra, não basta adquirir o terreno e ter projetos arquitetônicos e estruturais em mãos. Antes de mais nada, é de suma importância a adequação deste terreno. Tanto para instalação de um canteiro de obras, como também para se iniciar a execução do projeto estabelecido. Para que você possa entender melhor, vamos explicar o que é a preparação do terreno.

 

O que é a preparação do terreno?

 

preparação do terreno

 

A preparação do terreno envolve diversas etapas, como a limpeza da vegetação e de materiais indesejados. Assim como a retirada e descarte desse material em locais adequados. E ainda, a movimentação de terra (nivelamento, cortes e aterramentos). Tudo isso para deixar o terreno plano e limpo, pronto para receber a obra.

Você não precisa ter o alvará da construção para iniciar a preparação do terreno, mas é recomendado que você tenha o projeto arquitetônico finalizado. Pois ele irá orientar o topógrafo sobre os níveis e tamanhos da futura construção.

A seguir vamos explicar melhor cada etapa que envolve a preparação do terreno.

 

Limpeza

Na preparação do terreno, a etapa de limpeza pode ser divida em dois tipos: vegetal e de materiais indesejados. Na limpeza vegetal retira-se a camada de vegetação superficial, como o mato, as plantas e os pequenos arbustos. Atenção, para a retirada das árvores é necessário a aprovação da Prefeitura, principalmente se a árvore for nativa.

Já limpeza de materiais indesejados envolve todas as atividades relacionadas a demolição de construções antigas, retira de pedras, cupinzeiros e entulhos em geral. Se você for manter alguma parte da construção antiga, peça ao arquiteto um projeto de demolição, este projeto servirá para orientar e definir as melhores práticas à empresa que irá executar o serviço e para garantir mais segurança aos trabalhadores. Não se esqueça de solicitar uma autorização de demolição emitida pela prefeitura, caso exista alguma construção.

O mais indicado para realizar a etapa de limpeza na preparação do terreno, é contratar uma empresa especializada. Busque referências e indicações antes de fechar a contratação.

 

Terraplenagem

A terraplenagem é a etapa em que será possível tornar seu terreno em uma área plana, também chamada de platô. O tamanho e altura (nível) do platô devem ficar iguais ao projeto.  Geralmente a topografia do terreno pode ser levemente inclinada, sendo em aclive ou declive e necessita de um nivelamento para adequar, seja ele um aterro ou um corte do terreno.  Na preparação do terreno, a terraplanagem feita de forma incorreta pode resultar em problemas como erosão e deslizamentos.

 

Leia também: Descubra como a terraplenagem é importante para o sucesso da obra

 

Retirada e descarte de entulho

Deixar acumular entulho na obra, na calçada ou no terreno vizinho pode resultar em multa. Por isso, na preparação do terreno, é recomendado que você contrate uma empresa que se responsabilize em descartar o material em local adequado. Ou ainda, alugue caçambas para depositar o entulho e restos de plantas gerados durante a limpeza do terreno. É muito importante antes de contratar a empresa, certificar-se que ela faz o descarte de maneira correta dos entulhos. Afinal, em caso de fiscalização e multa, você também poderá ser responsabilizado.

 

Leia também: Segurança na demolição: Dicas para garantir uma desconstrução efetiva

 

Agora que você já conhece a importância da preparação do terreno para o sucesso de qualquer construção. Conte com ajuda da Terra Brasil, somos especialistas em terraplenagem e demolição.Veja outras dicas e novidades. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu