(47) 3361-3932        Seg - Sex: 9:00 - 18:00        [email protected]
Demolição mecânica: Conheça técnicas e equipamentos utilizados

Demolição mecânica: Conheça técnicas e equipamentos utilizados

A demolição mecânica é um dos principais métodos utilizados atualmente durante um trabalho de demolição. O ato de demolir pode até não parecer, mas é uma das atividades mais comuns na construção civil. Muitas vezes durante a construção de uma edificação é necessário fazer a retirada de algum elemento já existente que não será utilizado. O procedimento de demolição também é bastante requisitado por questões de segurança, quando uma estrutura antiga está comprometida e oferece riscos à população.

demolição mecânica

Atualmente existem três principais métodos para executar uma demolição, além da demolição mecânica, também se utilizam da demolição com explosivos e a demolição manual. A execução de uma demolição mecânica é mais rápida, quando comparada aos outros exemplos de procedimento, mas também é uma das que mais exige mão de obra especializada. Separamos a seguir as principais características da demolição mecânica.

Demolição Mecânica

A demolição mecânica, como o próprio nome já diz, é aquela que depende de equipamentos e ferramentas mecânicas para realizar a destruição ou retirada de algum elemento de construção. Geralmente o procedimento é realizado por máquinas de médio e grande porte, como martelos pneumáticos, carregadeiras, escavadeiras e guindastes. Pode ser usado para retirada total ou parcial de paredes e lajes de concreto, elementos de estrutura metálica, pisos cerâmicos, estruturas de madeira, etc.

Entre as possibilidades de demolição mecânica, além da utilização da retroescavadeira e máquinas com lanças e pás que através do “empurro” levam à finalização do processo, há também a por colapso planejado, com a remoção das principais peças da estrutura, e o processo com a bola de demolição, em que uma bola de aço pendurada por uma corrente é utilizada para derrubar a estrutura.

Leia também: Qual a vida útil de um prédio? Entenda sua durabilidade

Em relação às vantagens que a demolição mecânica oferece, podemos destacar a rapidez do processo, além da maior capacidade de demolição e o preço relativamente mais barato do que a demolição manual. Esse método é sempre preferível quando existem materiais resistentes, como betão armado. A polivalência do engenho utilizado, também poderá, eventualmente, servir para despejar o entulho do camião.

Quando optamos pela demolição mecânica alguns cuidados especiais também são necessários, devido ao porte de equipamentos, o procedimento oferece um maior risco de acidentes, necessitando de mão de obra treinada e especializada. É necessário  proteger a área circundante da construção com barricadas até uma distância segura e impedir o acesso ao local de demolição, isolando-o convenientemente. Para realizar a demolição mecânica é imprescindível que seja feito uma análise do solo antecipada, pois o procedimento exige um solo consistente, o que muitas vezes não é possível. A geração de poeira e ruídos também deve ser avaliada previamente, tomando as medidas necessárias para minimizar seus efeitos. Assim como o gerenciamento dos resíduos resultantes, seu descarte precisa ser planejado e responsável, para não gerar problemas ao meio ambiente.

Leia também: Conheça os principais tipos de demolição e sua aplicação

Aqui na Terra Brasil somos especialistas em serviços de demolição e remoção do material resultante. Para maior comodidade do cliente fornecemos o projeto de gerenciamento de resíduos da construção civil e a autorização para a demolição junto aos órgãos competentes. Se ficou com dúvidas, nos envie sua pergunta, ficaremos felizes em ajudar. Veja outras novidades e dicas de demolição e terraplenagem.

Deixe uma resposta

Fechar Menu