(47) 3361-3932        Seg - Sex: 9:00 - 18:00        [email protected]
Terrenos em declive e aclive, saiba como realizar a terraplanagem
terraplanagem

Terrenos em declive e aclive, saiba como realizar a terraplanagem

A terraplanagem é o processo que consiste em deixar o terreno plano para corrigir possíveis declives e outras irregularidades na superfície. A ideia é que a terra fique preparada e seja um substrato adequado para receber a construção. Independente se o seu terreno é em aclive, declive ou um misto dos dois, sempre é importante tirar o  melhor partido possível do terreno acidentado para a implantação do seu projeto.

De acordo com o tipo de terreno, o nivelamento pode ser mais ou menos trabalhoso. Os lotes acidentados e com grandes desníveis, por exemplo, vão demandar tarefas de maior intensidade. O custo deste serviço pode representar até 1/5 do valor total de uma construção. Isso considerando cotas abaixo ou acima dos níveis da rua, dependendo do grau de dificuldade para executar a terraplenagem

Porém, qualquer que seja o caso, é imprescindível contar com profissionais habilitados para realizar o serviço. Assim, você garante a segurança da obra e a estabilidade do terreno. 

O grande desafio do nivelamento de terrenos é lidar com lotes acidentados.

Saiba como diferenciar os terrenos para terraplanagem

Lotes com aclive são aqueles que apresentam a frente mais baixa que o fundo. Sendo assim, para transformá-los em uma área plana, é preciso fazer um corte no terreno. Quando escavado se tira a camada de terra que está ultrapassando o nível desejado. A empresa de terraplanagem faz o serviço com o maquinário específico e, então, retira o excedente de terra com o auxílio de caminhões.

Esse trabalho tende a ser mais fácil do que nivelar terrenos em declive. É por isso, que, no momento de construir um empreendimento, as empreiteiras costumam dar preferência a esse tipo de terreno.

Mas fique atento: os especialistas recomendam não tirar muita terra do terreno, pois você pode precisar dela ao longo da construção. O ideal é realizar a terraplanagem deixando um pouco de terra amontoada para eventuais necessidades. Depois, se não for necessário, é só retirar o restante.

E, caso o terreno escolhido seja muito inclinado, você deve avaliar com o engenheiro responsável pela obra a necessidade de construir muros de arrimo, isso ajuda a conter a terra e evitar deslizamentos.

Já para terrenos com declive, o processo de nivelamento tende a ser um pouco mais trabalhoso. Esse tipo de loteamento é aquele que tem a frente mais alta que o fundo, desse modo é preciso fazer o aterramento até atingir o nível necessário para projetar o empreendimento.

Em primeiro lugar é preciso trabalhar a sustentação com fundações que serão bem planejadas. Se necessário também fazer um muro de arrimo. Depois, é hora de contratar maquinário especifico, como caminhões de terra para encher o terreno. A empresa que realiza a terraplanagem deve se comprometer a espalhar e compactar a terra a cada 30cm de atividade até o nível final necessário.

Mesmo sendo um processo trabalhoso, é plenamente possível garantir a segurança e a estabilidade do terreno. Isso, se o nivelamento for feito de forma correta.

Deixe uma resposta

Fechar Menu