Terrenos em aclive e declive

Terrenos em aclive e declive

Quando iniciamos um projeto de construção civil, muitas vezes idealizamos os processos, esperando que tudo ocorra facilmente. Mas a grande realidade é que quase nunca conseguimos encontrar locais perfeitos para construir os empreendimentos. Isto ocorre principalmente com os terrenos, que necessitam de terraplenagem para ficarem planos e garantir que estarão perfeitos para receber a construção. Além disso, existem terrenos em aclive e declive, o que exige cuidados especiais para dar continuidade ao projeto.

É claro que um terreno plano parece que facilita em muito a construção, no entanto os terrenos em aclive e declive possuem algumas características que fazem com que o projeto saia da mesmice ou do óbvio e, com isso dão um destaque maior para o projeto. Por isso, a Terra Brasil vai destacar as vantagens e desvantagens dos terrenos em aclive e declive, com o objetivo de abrir os seus olhos para este tipo de área.

O fato é que um terreno em aclive e declive pode assustar quem está planejando a construção. Existe o mito de que com toda a certeza estes tipos de terreno irão deixariam a obra mais cara ou complicada. A verdade é que nem mesmo os custos do projeto e da fundação aumentarão se o planejamento for feito corretamente e por profissionais competentes. Além disso, o que se faz necessário é o arquiteto ter que um pouco mais de criatividade para elaborar o empreendimento de forma que ele se encaixe perfeitamente no terreno. Nesse sentido, os aumentos de custos, em geral, têm maior relação com os tipos de solo do que com um terreno estar em aclive e declive.

Assim, é possível que, por este preconceito, seja possível até mesmo conseguir a compra destes terrenos de forma mais barata, facilitando a implementação do orçamento para outros processos. Nesse sentido, mesmo sendo um processo trabalhoso, é plenamente possível garantir a segurança e a estabilidade do terreno. Para isto o nivelamento deve ser feito de forma correta e por profissionais capacitados.

Existem três tipos básicos de terreno. Confira:

Saiba mais sobre os tipos de terreno em aclive e declive

Plano – Os terrenos planos são aqueles que, basicamente, estão completamente nivelados. Eles oferecem maior liberdade para executar os projetos de construção civil, pois não exigem técnicas muito complexas e estão praticamente prontos para receber as obras. O nivelamento do lote dispensa muitos gastos com terraplanagem ou muro de arrimo, por exemplo.

Assim, estas são as grandes vantagens deste tipo de terreno, já que ele economiza o tempo de planejamento e até mesmo da construção, se tornando um dos tipos favoritos dos construtores. Como principal desvantagem, podemos citar o escoamento da água, que é bastante prejudicado em terrenos planos. Para resolver esta situação é necessário realizar um pequeno aterramento, fazendo com que o nível seja mais elevado e evitando que a água fique parada na casa.

Aclive – O terreno em aclive está com o seu nível mais elevado em relação a rua. Caso esta inclinação seja bastante impactante, é necessário fazer um serviço de terraplenagem para que o terreno fique com o mesmo nível do lote. Outra possiblidade também fazer a construção do imóvel com criatividade, levando em consideração esta elevação no projeto.

Como vantagem, podemos destacar é o fato de que esta elevação faz com que a construção destas casas se valorize. Em primeiro lugar, elas aparentam ser maiores do que realmente são. Além disso, você não terá problemas com o escoamento da água da chuva e esgoto. A grande desvantagem é a complexidade adicionada para o planejamento, mas que em momento algum inviabiliza o projeto e execução da obra.

Declive – Este tipo de terreno está mais abaixo em relação a rua. Mesmo que pareça complexo, é possível aproveitar o terreno em declive. A primeira alternativa é o nivelamento, colocando mais terra e construindo um muro de arrimo ou de sustentação. Além disso, também existe a opção de manter o declive original do terreno e realizar o projeto considerando mais de um nível, por exemplo um sobrado no sentido diagonal. É claro que exige maior criatividade e empenho dos profissionais responsáveis pelo projeto, mas tudo isso pode acabar tornando o empreendimento ainda mais interessante e atrativo.

Como vantagem, é possível imprimir maior privacidade para o interior da casa, além de facilitar a irrigação e cultivo de jardins por causa da inclinação da terra. No entanto, existem algumas desvantagens em relação aos outros. A maior preocupação para as construtoras é com relação ao esgoto e escoamento de água. Para resolver isto pode-se passar os canos pelo terreno ao lado, mas isto implicaria em gastar um valor a mais. pois você terá que se responsabilizar por possíveis estragos na casa do vizinho. A solução mais viável e interessante é a instalação de bombas para escoar as águas pluviais. Mesmo que esses valores possam aumentar, isto tudo é compensado com um preço menor do terreno em si.

Créditos imagem: www.somaurbanismo.com.br

Deixe uma resposta