(47) 3361-3932        Seg - Sex: 9:00 - 18:00        [email protected]
Planejamento de obra: Passo a passo para iniciar uma construção

Planejamento de obra: Passo a passo para iniciar uma construção

O planejamento de obra é uma etapa essencial para garantir o sucesso de qualquer empreendimento, auxiliando a manter os imprevistos e o caos das obras sob controle, prevendo as entregas e levando as atividades dentro do prazo. Esse planejamento de obra tem como objetivo principal prever os riscos, inconformidades e os impactos positivos e negativos da construção do projeto, oferecendo uma visão real da obra, com base para a tomada de decisões adequadas ao longo da execução do projeto.

planejamento de obra

Mesmo diante de tantas vantagens, ainda não é comum o uso do planejamento de obra, de acordo com uma matéria da Revista Exame, o costume brasileiro é dedicar pouco tempo da obra para o planejamento, ⅕ do total. Em países mais desenvolvidos, a elaboração de projetos, montagem dos cronogramas e as projeções de custos consomem muito mais tempo: cerca de 40% do tempo previsto para uma obra no Japão; na Alemanha, 50%. A falta de organização se reflete diretamente na qualidade da infraestrutura do país, inclusive quando se trata de obras públicas. Pensando nisso, separamos um passo a passo para facilitar seu processo de planejamento de obra.

1º Passo: Viabilidade da Obra

Os estudos de viabilidade buscam avaliar se a construção do empreendimento trará lucros ou prejuízos para a empresa. Para isso, no seu planejamento de obra é necessário avaliar se possui dinheiro para cobrir os custos operacionais da obra antes de começar a lucrar com ela – e se as condições econômicas e do mercado são favoráveis para a realização do projeto naquele momento. Para obter o máximo de confiabilidade no seu estudo de viabilidade o mais recomendado é munir-se do máximo de informações possíveis, é importante ter dados que permitam prever o que esperar deste empreendimento.

2º Passo: Elaboração do projeto

O projeto é o início de tudo, a partir dele é que se desenvolvem todas as atividades da construção e as outras etapas do planejamento de obra. Para que seu empreendimento seja aprovado pelos órgãos competentes, sem nenhum transtorno, é essencial que ele seja feito por um profissional qualificado e devidamente registrado. Além de um projeto de arquitetura, você também deve contratar profissionais para desenvolver os projetos de estruturas, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias (água fria, esgoto, água quente), telefonia e internet.  

3º Passo: Regularização

Ainda durante a fase de projeto já é importante se preocupar com a regularização da sua obra. A burocracia para conseguir todas as permissões e licenças de um empreendimento pode empurrar os prazos para frente e causar alterações no projeto. Uma obra sem os requisitos necessários pode receber multas e notificações. Fique atento para ter tudo que é preciso no seu planejamento de obra.

4º Passo: Orçamento

Essa etapa de orçamento é crucial para o planejamento de obra, ela pode garantir o sucesso ou fracasso da obra. O cálculo das variáveis é extenso e depende de itens como o BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), preço final de venda dos imóveis, cronograma físico-financeiro, atividades a serem terceirizadas e encargos trabalhistas dos funcionários. Atualmente existem tecnologias que podem facilitar bastante essa etapa, algumas ferramentas são capazes de ajudar no controle financeiro, no cálculo de quantidades e até na comparação de preços entre diferentes fornecedores, facilitando o trabalho do orçamentistas na hora de gerar os custos finais de um projeto.

5º Passo: Cronograma

Essa etapa é de extrema importância para manter o andamento da obra dentro dos prazos, detalhando com boa previsibilidade quanto tempo os serviços irão durar e quanto irão custar. Esse é o momento do planejamento de obra que você deve mapear todas as atividades e custos relacionados desde o começo até o fim da obra. É essencial ser realista e estabelecer custos e prazos que possam ser cumpridos.

6º Passo: Acompanhamento e Supervisão

O planejamento de obra continua à medida que os trabalhos no canteiro avançam. É necessário planejar os serviços, utilização de recursos financeiros e materiais e gerenciar as atividades em tempo real, já que o status da obra se modifica a cada dia de trabalho. Por isso, é importante pensar no planejamento de obra como um acompanhamento contínuo do projeto, que pode se modificar de acordo com a disponibilidade da mão de obra e dos níveis de produtividade da mesma. Para garantir uma equipe de execução eficiente e organizada, é essencial ter ou contratar um time excelente.

Leia também: Gestão de obra: Como ela pode ajudar na produtividade da construção

7º Passo: Finalização e Licenciamento

Quando a obra chega ao momento de acabamento, é hora de conferir se o licenciamento e a entrega do imóvel estão encaminhados e bem planejados. Verifique se o Habite-se, Alvarás sanitários, vistorias e outros documentos estão em dia. Não esqueça de estabelecer essas tarefas no seu planejamento de obra, para que nada fique pendente.

Leia também: Cinco dicas para investir em sustentabilidade na construção civil

Gostou dessas informações? Compartilhe com seus amigos! Dúvidas sobre terraplenagem ou demolição, entre em contato conosco, somos especialistas. Veja outras dicas de construção civil.

Deixe uma resposta

Fechar Menu