Abril Verde marca a importância para a conscientização da Segurança do Trabalho

Abril Verde marca a importância para a conscientização da Segurança do Trabalho

O mês de abril ficou marcado pelas ações do Abril Verde. O mês é designado para conscientizar a população sobre a importância da Segurança do Trabalho e criar ações que possam melhorar a saúde e segurança dos trabalhadores de todas as áreas.

O Movimento Abril Verde ficou criado em 2014 e logo se popularizou por todo o Brasil. Ele foi pensado a partir do Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, que acontece todo dia 28 de abril. No Brasil, a data também lembra o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Neste período, se fazem os alertas sobre os dados de acidentes de trabalho. De acordo com estimativa Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos, morre um trabalhador por acidente de trabalho ou doença adquirida no ambiente laboral.

Nesse sentido, o Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho, parceria da OIT com o Ministério Público do Trabalho, apontou que, somente em 2020, mais de 400 mil pessoas se acidentaram durante o exercício da função, com quase duas mil mortes.

Durante o período analisado pela série histórica da OIT (entre 2012 e 2019), foi identificado que a maior parte dos acidentes no local de trabalho foi provocada por máquinas e equipamentos, o equivalente a 15% do total. No ano passado, em 2020, esses números subiram para 18%.

Isto representa, em geral, uma falta de medidas de proteção coletiva nos locais de trabalho e, com toda a certeza, a ineficácia das atuais políticas de prevenção. Além disso, é importante destacar a responsabilidade de todos nessa luta pela conscientização. Desde os empregadores, até todas as camadas da sociedade, buscando a defesa do trabalho seguro.

Medidas e importância da segurança do trabalho

Atualmente o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho. Além disso, a construção civil é um dos segmentos que mais registram acidentes de trabalho no país. Também é o primeiro do país em incapacidade permanente e o segundo em mortes (perde apenas para o transporte terrestre) e o quinto em afastamentos com mais de 15 dias.

Conforme dados recentes, o setor é responsável por 5,46% de todos os casos. O número de afastamentos do emprego por mais de 15 dias por conta das atividades profissionais no Brasil foi de 142.782. No setor, o número chegou a 11.894 na construção – 8,3% do total.

Os números são muito altos, principalmente se considerarmos que a maioria poderia ser evitadas com aplicação das normas de segurança e com prevenção. Infelizmente, a negligência é uma das principais causas de acidentes nos canteiros de obras. Por isso, é fundamental que sejam feitas diversas ações de conscientização durante o ano inteiro, tornando a segurança do trabalho algo intrínseco ao trabalho.

Além disso, também podemos destacar como principais causas se enquadram em quedas de trabalhadores e materiais, desorganização e falta de sinalização, falhas no uso de ferramentas e equipamentos, entre outros. 

Estas questões graves, podem ser organizadas com aplicações correta de sinalizações, atenção redobrada dos funcionários e principalmente, conscientização para o uso correto e obrigatório dos equipamentos de proteção individual e coletiva.

Lembrando que para reduzir os riscos de acidentes de trabalho na construção civil existem regras dispostas na Norma Reguladora 18 (NR-18), que trata especificamente da saúde e segurança na Construção Civil.

Movimento Abril Verde

O Movimento Abril Verde foi criado com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador. 

Ele também procura mobilizar a sociedade como um todo para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho. Iniciado em 2014, foi uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná.

Como dissemos anteriormente, ele foi criado a partir da do Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, criado pela Organização Internacional do Trabalho em 2003. 

A data escolhida pela OIT foi o dia 28 de abril , em homenagem a um grave acidente ocorrido em 1969 no estado da Virginia, nos EUA, onde 78 trabalhadores acabaram perdendo suas vidas.

No Brasil, o Abril Verde procura fazer um alerta para a conscientização pela importância da Segurança do Trabalho

A intenção é mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência dos acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador.

Essa iniciativa quer trazer saúde e a prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia e da nossa vida. 

A partir disso, as empresas, principalmente, são convidadas a promover palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, entrevistas, campanhas publicitárias, entre outros eventos midiáticos.

 

Deixe uma resposta