Saiba tudo sobre a terraplenagem
DCIM/101MEDIA/DJI_0014.JPG

Saiba tudo sobre a terraplenagem

A terraplenagem é um dos pontos iniciais de todo projeto de construção civil. Ela é a preparação do terreno que receberá a construção e, por isso, uma das etapas mais importantes.

Ela nada mais é do que o processo de retirada da terra para deixar um terreno plano. Desse modo, resolvem-se uma série de problemas que podem dificultar a construção.

Isto ocorre por que, muitas vezes, não encontramos o terreno perfeito para a obra e é preciso deixá-lo da melhor maneira possível para iniciar o projeto.

Assim, esse processo ocorre com um pouco de retirada da terra de uma parte mais alta do terreno e depositada na parte mais baixa. 

Isto é feito com a ajuda de equipamentos especiais e, além de serem feitos planejamentos e cálculos precisos do quanto de terra precisa ser retirado (corte) e depositado (aterro) para que ele fique plano.

O método mais utilizado para fazer o processo de terraplenagem é através da escavação mecânica. 

Assim, são usadas diversas máquinas, como tratores, por exemplo, que fazem uma terraplenagem mais superficial e também ajudam na compressão da terra.

Com isso, através desse processo de escavação, transporte, espalhamento e compactação das terras, é possível atender projetos topográficos, reforçando o solo e o tornando seguro para que receba a obra.

Também é muito comum que se utilize a escavação hidromecânica, com diversas máquinas, como é o caso da escavadora hidráulica. 

Este equipamento usa a água para realizar a terraplenagem, fazendo a sucção da terra juntamente com o líquido.

É claro que cada método a ser aplicado vai variar conforme o projeto. Por isso, é necessário realizar um planejamento prévio, para ter maior eficiência no preparo da terra para o início da construção.

Principais técnicas

Depois de analisar cuidadosamente o terreno que receberá a obra, você poderá definir qual técnica vai utilizar para dar início a terraplenagem

Assim, existem alguns processos mais utilizados e que se adequam conforme as necessidades impostas pelo local.

  • Aterramento: quando o local precisa receber terra;
  • Escavação: quando é necessária a retirada do excesso de terra;
  • Destocamento: são removidos restos de árvores ou de plantas;
  • Drenagem: retirada de água;
  • Demolição ou remoção: para terrenos que já contam com uma edificação e que precisa ser derrubada para dar lugar a outra;
  • Compactação do solo: quando são utilizados rolos compressores para gerar estabilidade ao terreno.

Tempo e custo para fazer a terraplenagem

Mesmo que as técnicas mais comuns sejam repetidas, nenhuma terraplenagem é igual a outra. Por isso, muitas questões podem variar, como é o caso do tempo de conclusão e do custo.

Essas variações ocorrem devido as características do solo. Ou seja, quanto maior, mais acidentado ou complexo for um terreno, maior é o tempo necessário para concluir essa fase. 

Também existem fatores que podem interferir, como o clima e volume elevado de chuvas.

Os custos também variam conforme diversos fatores e o próprio tempo de término está incluso nesse cálculo.

O tamanho da área é um dos principais motivos que mais modificam o orçamento. Nesse sentido, o que ocorre é que quanto maior o terreno que precisa ser terraplanado, mais caro ficará.

Também podemos destacar a quantidade de recorte a serem feitos no terreno. Quanto maior o volume a ser retirado ou inserido, o processo fica mais caro. 

Além disso, esta etapa é bastante detalhada e minuciosa, pois qualquer terra que seja retirada errada pode comprometer os terrenos vizinhos, gerando problemas futuros.

Existem diversos outros fatores que comprometem o orçamento, mas vamos destacar por último a análise topográfica. Neste procedimento, são identificadas todas as características do espaço, algo fundamental para evitar problemas na terraplenagem.

Maquinário utilizado

A terraplenagem exige que a empresa responsável utilize de um maquinário moderno, para que seja tudo feito da melhor maneira possível. Algumas vezes é necessário utilizar máquinas pesadas, conforme a necessidade de cada terreno. O maquinário mais utilizado é:

Escavadeira hidráulica – Utilizada como equipamento pesado para a escavação de materiais. É apenas um dos processos necessários para a obtenção de material para realizar um posterior aterro ou, até mesmo, fazer o rebaixamento de um local com excesso de material.

Carregadeira – Ela possui uma caçamba para carregamento dos materiais. Pode ser utilizada na escavação, por ser uma máquina pesada, mas sua função principal é levar grandes volumes de materiais, oferecendo uma produção eficiente.

Retroescavadeira – Extremamente versátil. Ela é a união entre as duas máquinas anteriores, podendo executar as duas funções. É ideal para serviços pequenos de terraplenagem.

Rolo Compactador – Serve para conferir adensamento ao solo. Após realizado o descarregamento do caminhão, o solo solto pode se deformar e atrapalhar o pavimento ou o produto final da terraplenagem. Para isso, os rolos servem para compactar o material e eliminar este problema.

Motoniveladora – Voltada para os acabamentos, ela serve para otimizar serviços como: preparo dos canteiros de obras, limpeza de pista, construção de barragens e aberturas de estradas.

Trator Agrícola – Serve para arrastar objetos que atrapalham a construção e tem grande capacidade de transformar potência mecânica em trabalho no solo.

E se a terraplenagem seja mal feita?

A terraplenagem é fundamental para toda obra de construção civil. Mesmo assim, muitas vezes o processo não é levado a sério pelos responsáveis pelo projeto.

O fato é que uma terraplenagem mal feita pode colocar a obra em risco, com problemas como erosão e o deslizamento de terra, principalmente nos terrenos nas encostas de morros que são bastante inclinados.

Outro ponto importante é que a sua obra deve estar em cumprimento com o código de obras da cidade, avaliando as exigências e impedimentos construtivos em áreas inclinadas.

Serviços de excelência com a Terra Brasil

A Terra Brasil é uma empresa especializada em serviços de terraplenagem em geral. Ao longo da nossa trajetória de mais de 20 anos, buscamos nos atualizar e melhorar o nosso serviço.

Além disso, nossa empresa reúne o que há de mais moderno em máquinas e equipamentos de Terraplenagem, para proporcionar o máximo de rendimento.

Se você quiser colocar o seu projeto em boas mãos, a Terra Brasil é a solução perfeita. Estamos presentes em grandes obras de Santa Catarina e do Brasil, com mais de 985,000m² terraplanados. Entre em contato conosco e faça um orçamento agora mesmo.

Deixe uma resposta