(47) 3361-3932        Seg - Sex: 9:00 - 18:00        [email protected]
Segurança na demolição: Dicas para garantir uma desconstrução efetiva

Segurança na demolição: Dicas para garantir uma desconstrução efetiva

A segurança na demolição é um dos requisitos básicos para iniciar um procedimento de desconstrução, trabalho que sempre envolve muitos riscos, por isso, precisa de atenção e cuidados redobrados. Diferente do que a maioria das pessoas acredita, a demolição também precisa ser planejada por profissionais capacitados, que saibam identificar e gerenciar os riscos associados ao trabalho.

segurança na demolição

A Portaria 3.214 – NR18 define os procedimentos de segurança na demolição. Podemos dividir os riscos em dois tipos. O primeiro é aquele presente em qualquer obra: ruído, poeira, vibração, corte, batidas, esmagamentos, queda em altura ou no mesmo nível etc. O segundo tipo é aquele presente em obras de demolição, tais como soterramento, eletrocussão, desmoronamento, contaminações etc.

Existem algumas medidas de segurança na demolição que podem ser adotadas antes do início do trabalho, evitando diversos acidentes. Separamos uma lista com dicas para você garantir uma desconstrução efetiva no seu empreendimento.  

 

Burocracia

O primeiro passo para ter segurança na demolição é realizar estudo e análise do local, bem como o projeto de demolição, que de acordo com  a NR 18.5.3., deve ser programada e dirigida por profissional legalmente habilitado. É indispensável possuir o Alvará de Execução de Demolição, que deve ser solicitado junto à prefeitura da cidade e adquirir um seguro de responsabilidade civil.

 

Desligamento de serviços

As linhas de fornecimento de energia elétrica, água, inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas, respeitando-se as normas e determinações em vigor para ter mais segurança na demolição.

 

Remoção de Materiais

Devem ser removidos os vidros, ripados, estuques e outros elementos frágeis, devem ser fechadas todas as aberturas existentes no piso, salvo as que forem utilizadas para escoamento de materiais, ficando proibida a permanência de pessoas nos pavimentos que possam ter sua estabilidade comprometida no processo. Para garantir a segurança na demolição, as escadas também devem ficar desimpedidas, e só devem ser derrubadas após a demolição total do pavimento superior.

 

Leia também: Soluções eficientes para reaproveitamento dos resíduos da construção civil

 

Construções Vizinhas

As construções vizinhas à obra de demolição devem ser examinadas, prévia e periodicamente, no sentido de ser preservada sua estabilidade e a integridade física de terceiros.

 

Sinalização

Mantenha o local sinalizado, e não aceite pessoas estranhas ao serviço antes, durante e depois de ter ocorrido à demolição. Pessoas desavisadas são um perigo nesse tipo de trabalho e podem comprometer a segurança na demolição.

 

Equipamentos de segurança na demolição

Rádios ou outros equipamentos de comunicação é de suma importância para prevenção de acidentes. Antes da demolição deve inspecionar as ferramentas que serão utilizadas no processo. Deverão ser colocados à disposição dos trabalhadores os seguintes equipamentos para segurança na demolição:

  • Capacete;
  • Óculos de proteção;
  • Máscaras de proteção;
  • Botas de biqueira de aço;
  • Luvas de borracha e de proteção mecânica;
  • Protetores auriculares.

 

Leia também: Demolição de Alto Risco: Tudo que você precisa saber sobre esse procedimento

Seguindo essas dicas você terá mais segurança na demolição, garantindo uma desconstrução efetiva para seu empreendimento. Ficou com dúvidas? Nós podemos te ajudar. Somos especialistas em demolição. Veja outras dicas de demolição e terraplenagem.

Deixe uma resposta

Fechar Menu