Segurança no trabalho de demolição
demolição

Segurança no trabalho de demolição

O trabalho na fase de demolição pode conter diversos tipos de riscos específicos, por isso é muito importante o planejamento.

Riscos mais comuns na demolição:

– Soterramentos;

– Danos nas edificações vizinhas;

– Queda de pessoas;

– Queda de objetos;

– Poluição do ar pela poeira;

– Acidentes no momento de mover os entulhos.

 Antes de iniciar os trabalhos de demolição deve-se fazer um estudo do local que será demolido, pois assim saberemos exatamente até onde deve ser demolido, evitando acidentes e prejuízos. 

 É extremamente importante, organizar previamente as ferramentas que serão utilizadas para realizar a demolição, evitando assim improvisos que podem causar acidentes. 

Para evitar o comprometimento das estruturas vizinhas com rachaduras e outros tipos de prejuízos, é precisa adotar medidas de prevenção e antecipação de riscos.

É fundamental também, o planejamento sobre os entulhos, pois evitar atrasar a obra. 

Como fazer uma demolição bem sucedida

Antes de começar qualquer atividade no local a ser demolido, as redes de fornecimento de energia elétrica, água, líquidos inflamáveis, gasosos inflamáveis, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas, respeitando-se as normas e determinações em vigor NR 18.5.1. 

Essas medidas são extremamente necessárias para garantir a segurança desse procedimento. 

É importante sempre verificar a distância das edificações vizinhas para garantir a integridade e estabilidade física e se necessário deve-se elaborar um laudo técnico.

A demolição deve ser executada sob a direção de um profissional legalmente habilitado, NR 18.5.3.

Os trabalhadores precisam ser orientados sobre o risco da atividade.

Deve-se manter o local sempre sinalizados e em caso de demolição em áreas grandes, é necessário fazer o uso de rádios ou outros equipamentos de comunicação. A comunicação é indispensável para a organização e também auxilia para evitar acidentes.

A empresa deve fornecer EPIs em perfeitas condições de acordo com o risco da operação NR 6.3.

Antes de começar a demolição deverá ser retirado: vidros, estuques e todos os elementos frágeis que podem causar acidente, NR 18.5.4. Assim como também deve ser fechadas todas as aberturas existentes no piso. Somente são permitidas as aberturas que serão usadas para escoamento de materiais.

É proibido a permanência de pessoas nos pavimentos que possam ter a estabilidade comprometida durante o processo de demolição, NR 18.5.5.

As escadas devem ficar desimpedidas e devem ser demolidas somente após a demolição total do pavimento superior, NR 18.5.6

 Os objetos com muito volume ou peso devem ser removidos fazendo uso de dispositivos mecânicos. Sendo proibido derrubar ou lançar qualquer material, NR 18.5.7.

A retirada dos entulhos por gravidade deve ser realizada em calhas fechadas com material resistente, com inclinação máxima de 45º. A calha deve ser fixada a edificação em todos os pavimentos, NR 18.5.8.

No ponto de descarga da calha deve haver dispositivos de fechamento, NR 18.5.9.

As paredes e objeto semi-demolidos não podem ser deixados na vertical se houver ainda, com risco de desabamento, NR 18.5.11.

 Para evitar problemas com lançamento de poeira no ambiente, umedeça os restos de demolição antes de iniciar a remoção dos mesmos, NR 18.5.12

Lembre-se: planejamento antes de tudo.

 

Precisando de serviços de demolição? Entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta