A importância da comunicação na construção civil

A importância da comunicação na construção civil

Os projetos de engenharia civil passam por diversos pontos e muitas mãos até iniciarem de fato. Assim, quando o canteiro de obras começa a tomar vida, tanto na chegada de trabalhadores, quanto no começo da execução de serviços, muito já foi pensado para que tudo dê certo. Mesmo assim, muitos problemas podem ocorrer durante a obra e por isso, as equipes de todos os postos devem estar em sintonia. Hoje a Terra Brasil Terraplenagem vai falar da importância da comunicação na construção civil e como ela pode impactar no seu projeto.

A comunicação na construção civil está diretamente ligada com diversos aspectos que podem influenciar um projeto, seja o tipo de empreendimento que for. Desse modo, ela se conecta com questões fundamentais, como o cumprimento de determinadas necessidades ou soluções de problemas dentro do prazo estipulado. Além disso, também colabora na otimização dos setores, evitando retrabalho ou possíveis manutenções que possam ocorrer em detrimento da má comunicação.

Em um outro sentido, também pode estar diretamente interligada no bom relacionamento das empresas com os clientes e também na comunicação com empresas fornecedoras de materiais e prestadoras de serviços. Nesse sentido, a comunicação na construção civil se torna muito importante para informar os passos do projeto e como isso pode influenciar nas expectativas, decepções e até mesmo mal-entendidos entre as partes.

Além disso, pensando em uma realidade distinta, que surgiu neste ano de 2020, é o trato com os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus. Assim, a Terra Brasil salienta que informar é também sinal de preocupação e de cuidado. Por isso, as empresas, não só as do setor da construção civil, devem pensar em estratégias e soluções para tornar a comunicação mais fluída. Pensando, principalmente, em como disseminar boas práticas de prevenção à Covid-19, tentando reduzir ao máximo o risco de contágio no canteiro de obra.

Com o projeto bem alinhado através da comunicação com o cliente e a escolha da equipe ideal para executar cada serviço, teremos mais eficiência e segurança na execução da obra. Isto ocorre porque a comunicação se torna mais eficaz com os colaboradores que estão no dia a dia do canteiro de obras. A comunicação facilita na hora de realizar o acompanhamento da obra e também na prevenção de acidentes. Principalmente pela possibilidade de instruir os funcionários dos riscos envolvidos nas tarefas e também pelo uso fundamental dos equipamentos de proteção. Com isso, pode-se identificar a necessidade de possíveis melhorias na obra e também prevenir acidentes, garantindo que a obra seja entregue como planejada.

Estratégias de comunicação na construção civil

A Terra Brasil pontuou a importância da comunicação na construção civil e como ela pode impactar desde o início do projeto até a execução dos serviços no canteiro de obras. Agora vamos destacar algumas estratégias que podem ser utilizadas para facilitar o trabalho neste sentido. Fique ligado!

Um dos primeiros caminhos é estabelecer uma rotina de comunicação. Trabalhar com transparência e agilidade é uma maneira de agregar todos os trabalhadores para entrarem em sintonia com o que deseja a empresa. Desse modo, é possível reduzir a desinformação, insegurança e também possíveis boatos que possam ocorrer no canteiro de obras. Além dessa rotina, deve-se pensar em como levar as informações até o profissional e também em como elas podem ficar mais atraentes para serem consumidas pelo colaborador. Por isso, utilizar de ferramentas audiovisuais, que se modernizam cada vez mais é uma saída interessante nesse sentido. Desse modo a comunicação se torna, além de atrativa, muito mais rápida e fluída.

Um recurso muito utilizado é a criação de uma TV Corporativa. Ela serve para substituir os antigos murais físicos e jornais internos. A utilização dessa ferramenta, que não é necessariamente um canal de televisão, mas sim inserções de vídeos em painéis e TVs com conteúdo que facilitam a visualização das informações. Apostar em recursos audiovisuais é fundamental para conquistar a atenção e o engajamento dos colaboradores.

Assim, você pode organizar informações que tratem de boas práticas contra o coronavírus, questões de segurança do trabalho ou então sobre a cultura da empresa e como ela trabalha processos de cuidado, bem-estar, boas práticas e seus trabalhos em execução. Desse modo é possível eliminar a falta de informação atualizada para os diferentes turnos dos trabalhadores, algo comum em canteiros de obras, além de receberem profissionais de outras cidades e estados. Nesse sentido, um grande diferencial é que a equipe que faça o trabalho de comunicação interna pense os horários de trabalho e planeje conteúdos diferentes para cada um deles.

Outro recurso moderno e que está cada vez mais em uso é a utilização de aplicativos de smartphone. Assim, o trabalhador pode ser convidado, sem a exigência ou obrigação, de utilizar o seu aparelho para buscar informações e também repassá-las para outros funcionários ou pessoas do círculo de convivência. Fazer o compartilhamento de boas práticas, divulgação de treinamentos, homenagens em datas comemorativas, e informações transparentes sobre a empresa e suas ações auxiliam na comunicação da empresa de construção civil e servem para criar um sentimento de pertencimento do trabalhador com o seu trabalho.

 

Deixe uma resposta