Tendências da Construção Civil para 2021
Tendências da Construção Civil para 2021

Tendências da Construção Civil para 2021

O ano de 2020 foi bastante conturbado em todos os sentidos. A pandemia do novo coronavírus atingiu não só a saúde da população mundial, mas como também teve impacto significativo na economia. Conforme um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI), a previsão é de que o ramo da construção civil caia 5,2% na América Latina neste ano.

No entanto, 2021 existe grandes possibilidades de crescimento, podendo crescer 3,4%. De fato, esse aumento ocorrerá já que o setor é fundamental para que a economia do continente supere a crise na pós-pandemia. Pensando nesse futuro próximo, a Terra Brasil vai apresentar as tendências da Construção Civil para 2021.

Primeiramente, antes de entrarmos nas tendências da Construção Civil para 2021 no sentido mais tecnológico, queremos reforçar o fato de que o setor será fundamental para superarmos este período extremamente complicado. Além do tamanho da cadeia produtiva que oferece, pois envolve diferentes ramos da economia, também é um dos maiores empregadores do Brasil e da América Latina.

Com relação aos equipamentos e modelos de produção, podemos destacar que a área cresce exponencialmente. O setor da construção civil sempre foi conhecido por aproveitar as mais diversas ofertas que a indústria da tecnologia dispõe nesse sentido.

As tendências da Construção Civil para 2021

Inteligência Artificial – Não é de hoje que ouvimos falar na Revolução 4.0 e na Inteligência Artificial. Cada vez mais esta tecnologia avança para ser utilizada das mais diversas maneiras. Com relação à construção civil ela pode ter várias funções. Sensores de ativação de máquinas e GPS para acompanhamento em tempo real de equipamento e funcionários são exemplos de como a I.A pode dar fluidez aos processos. No entanto, a segurança é um dos pontos principais. Nesse sentido, ela colabora na prevenção de perda de equipamentos e na supervisão da mão de obra.

Building Information Modeling (BIM) – Sem dúvidas o BIM se tornou uma das tendências da Construção Civil para 2021 mais fundamentais. Além de suas vantagens, isto se deve ao fato de o governo brasileiro passou a exigir seu uso em obras públicas a partir do ano que vem. O plano é de que ele esteja presente em 100% das obras públicas do país.

Mas do que se trata o BIM? Ele nada mais é do que um conjunto de processos e metodologias, que têm como função agregar diferentes informações para o processo de construção. Ele funciona a partir da modelagem e da integração de projetos, projetando um modelo 3D exatamente igual ao que se deseja construir e que pode interagir com tecnologias de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR). Assim, ele tem influência sobre o planejamento, a construção, o canteiro de obras e seu funcionamento, além de muitos outros aspectos.

Portanto, podemos dizer que ele traz benefícios para diferentes profissionais que participam da realização de um projeto de construção civil. Ou seja, não só para engenheiros, arquitetos e outros profissionais da área arquitetos, mas como também permite a acionistas e fornecedores planejar, desenvolver, construir e gerenciar com mais eficiência e sustentabilidade.

Tecnologia 3D –  A impressão 3D estourou nos últimos anos e a cada dia que passa se torna mais qualificada e com grande amplitude de aplicação. Para a construção civil ela pode se tornar uma grande aliada. Isto porque ela pode ser utilizada em construções modulares, tanto na fábrica, quanto no próprio canteiro de obras. Neste sentido, é um grande avanço, principalmente em questão de logística, já que as peças de concreto podem ser fabricadas com precisão na hora. É importante lembrar que o mercado da construção modular cresce cada vez mais e é bastante rentável, dado a sua facilidade de produção e economia com o material.

Automatização de canteiros de obras – A automatização tem como papel integrar o canteiro de obras com o escritório de projetos. Muitas vezes existem problemas de comunicação entre estes dois espaços de uma obra de construção civil. Desse modo, esta tecnologia trabalha, através de aplicativos para fotos, vídeos e relatórios diários, por exemplo, realizando a troca de informações mais fidedignas e em tempo real. Assim, auxilia no mapeamento de fluxos de trabalho e otimiza os custos do gerenciamento de tarefas, além de acelerar na entrega dos prazos e organizar melhor os planos de trabalho.

Drones – Trazendo como último tópico das tendências da Construção Civil para 2021, vamos abordar o uso de drones e robôs.  Esta é uma tecnologia que cada vez mais entra no setor da construção civil. De acordo com relatório da DroneDeploy o uso de drones no setor cresceu anualmente 239%. Eles são utilizados, principalmente, para realizar levantamento de dados e informações sobre os projetos. Além disso, servem para aumentar a eficiência e a qualidade nas inspeções, principalmente em lugares que seriam perigosos para o acesso de humanos. Além disso, podem realizar fotografias e levantamentos topográficos.

Deixe uma resposta