3 maneiras de utilizar drones na construção civil
drones na construção civil

3 maneiras de utilizar drones na construção civil

A tecnologia sempre foi uma aliada dos processos utilizados nas obras. Com o avanço gradativo das ferramentas tecnológicas, o uso de drones na construção civil está se tornando cada vez mais destacado no setor.

Na realidade, estes equipamentos são cada vez mais comuns no canteiro de obras. Como a construção civil se apropria rapidamente e com bastante propriedade. 

Mesmo que por muitas vezes o setor tenha se destacado por utilizar técnicas tradicionais e pouco produtivas, esta realidade mudou drasticamente nos últimos anos.

A necessidade de implementar soluções tecnológicas nas obras, para acompanhar o ritmo de evolução e necessidades do setor explica este movimento. E os drones na construção civil são um grande exemplo disto.

Além de facilitarem na gestão das obras, também colaboram com pontos fundamentais, como publicidade ou até na fiscalização de segurança.

 

Basicamente, os drones são veículos aéreos não tripulados e controlados à distância. Eles podem ser pilotados por controles remotos, que é a maneira mais como de acontecer, mas também através de dispositivos móveis.

Os equipamentos possuem diferentes tamanhos e formatos, me dependendo do modelo, podem alcançar alturas de mais de 2 mil metros. 

Vale destacar que eles são movidos a baterias e, por isso, deve-se levar em conta a necessidade de recarga. No entanto, com o avanço da tecnologia e melhoria dos modelos, elas dispõem de grande tempo de autonomia e são carregados rapidamente.

Outro ponto crucial desta ferramenta é que os drones são, geralmente, equipados com câmeras e sensores. 

Isto facilita na utilização para a construção civil, já que é possível fazer registros, tanto com fotos e vídeos, além de escaneamento da superfície.

Para as obras, eles facilitam principalmente para as que são de grande porte, já que evita a necessidade de executar determinados serviços em locais altos e que exigem grande quantidade de trabalhadores envolvidos.

Ou seja, a função principal é garantir que sejam alcançados e se faça o registro em lugares que seriam difíceis para os gestores acompanhar.

Além disso, existe a possibilidade de fazer a conexão com softwares de gestão, realizando a otimização dos projetos e colaborando no gerenciamento e o planejamento da obra. Nesse sentido, dependendo do equipamento, pode-se fazer programação de horários e locais em que ele deverá acessar e fazê-lo de forma automática.

Assim, os drones na construção civil colaboram com redução de custos, prazos da obra e também no aumento da qualidade geral dos serviços. 

Também ajudam a diminuir riscos de acidentes na obra, já que não existe a necessidade de expor colaboradores em locais de difícil acesso para verificar a qualidade de algum elemento estrutural da obra.

 

3 maneiras de utilizar drones na construção civil

Mapeamento de terrenos 

– A melhor forma de utilizar os drones na construção civil é fazendo o mapeamento dos terrenos. 

Com a facilidade de fazer o registro e reconhecimento das áreas, devido a visão de cima, é possível ter uma ideia de todos os obstáculos e elementos que precisarão ser removidos.

Esse é uma forma simples de utilização, que pode colaborar na implementação do projeto, ajudando com a obtenção de informações e uso para simulações. 

Com a obtenção destas informações e a análise mais precisa, se torna mais eficiente para corrigir questões como a declividade, possíveis obstruções e as dimensões do terreno.

 

Fiscalização da segurança

– Utilizar drones na construção civil é uma forma de colaborar com a segurança do empreendimento. Com o acompanhamento da execução dos serviços, os responsáveis pela gestão conseguem fazer a fiscalização da utilização de EPIs e EPCs através das imagens capturadas em planos aéreos.

Também conseguem verificar se os elementos estruturais estão corretos. Ou seja, isso traz maior garantia de que as equipes estejam protegidas e o canteiro de obras estejam seguros, evitando problemas estruturais.

 

Inspeção de obras 

– A informação no canteiro de obras é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Os drones na construção civil podem auxiliar durante a inspeção das obras, proporcionando uma visão aérea, que não seria obtida manualmente. 

Desse modo, pode-se fazer a análise dos telhados, para conferir se eles estão em conformidade ou se as lajes estão bem impermeabilizadas.

Outro ponto positivo, está na verificação das dimensões e também das inclinações. 

Além disso, é possível conferir se as estruturas não apresentam problemas, como trincas ou fissuras. Com o uso desta tecnologia na construção civil, este tipo de serviço é feito de maneira mais rápida e eficiente.

Esse uso para obter uma visão mais ampla, auxilia na inspeção, mas também existe a possibilidade de utilizar as imagens na área de marketing, fazendo registros interessantes para colaborar na venda dos empreendimentos.

 

Deixe uma resposta