Terra Brasil é sinônimo de experiência em demolição responsável

Terra Brasil é sinônimo de experiência em demolição responsável

Remover estruturas antigas e inadequadas para um projeto de construção civil é uma etapa básica de qualquer canteiro de obras. Mas para isso, é necessário fazer a demolição responsável destas edificações.

Contratar uma empresa especializada é o caminho mais correto, já que este processo pode ser bastante perigoso se for feito por quem não entende do assunto. 

Além disso, deve-se verificar se a empresa ou o profissional responsável possui registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA. Assim é possível garantir que ele fará um trabalho seguro e eficaz.

Porém, como acontece em qualquer etapa de uma obra, algumas precauções são necessárias. Isto ocorre porque, a demolição é, basicamente, um processo que visa a derrubada controlada de um edifício.

Desse modo, existem diversas maneiras de realizar uma demolição, seja através de equipamentos mecânicos, explosivos (implosão ou explosão) ou até mesmo manualmente.

Para que seja uma demolição responsável, além de ser executada por profissionais competentes e experientes, devem seguir alguns cuidados importantes.

Em primeiro lugar, é necessário possuir um Alvará de Execução de Demolição. Este processo burocrático é fundamental para dar seguimento ao projeto e evitar qualquer problema físico e judicial. 

A solicitação deve ser feita junto à prefeitura da cidade. Outro ponto importante que deve ser feito previamente é adquirir um seguro de responsabilidade civil.

Além disso, os profissionais responsáveis pela demolição devem fazer também uma vistoria nas construções vizinhas e preparar um relatório das condições do local. 

Além disso, as condições do próprio terreno devem ser analisadas para que os profissionais possam determinar como fazer a demolição e qual método será escolhido.

Nesse sentido, um trabalho de demolição envolve muitos dos riscos que aparecem em uma construção, como soterramentos, danos nas edificações vizinhas, queda de pessoas,  queda de objetos, poluição do ar pela poeira, acidentes no momento de mover os entulhos, entre outros.

Por isso, todos os cuidados na preparação do serviço devem ser tomados. Para a execução da demolição responsável, existem alguns procedimentos que podem colaborar no trabalho, deixando mais seguro e eficiente.

Um deles é Inspecionar, usar e exigir o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como capacetes, botas, máscaras, luvas etc. Os equipamentos são fundamentais para proteger os colaboradores e devem fazer parte da cultura da empresa.

Também é importante fazer uma varredura no ambiente para ter certeza de que não há mais ninguém no recinto e que todos os móveis e objetos foram removidos, principalmente se usar explosivos.

Para não correr riscos de acidentes, deve-se garantir que eletricidade, água e gás foram desligados com antecedência e também bloquear a circulação de pessoal não autorizado no local da demolição.

Com relação ao procedimento, a orientação é que a demolição ocorra sempre de cima para baixo e que os elementos estruturais ou de suporte sejam removidos depois que todo o piso acima for removido.

Pensando no descarte do material, é importante fazer com que os buracos onde serão colocados não sejam maiores do que 25% da área total do piso. Para isso, deve-se usar calhas fechadas para que os resíduos deslizem até as caçambas.

Outro cuidado fundamental é a escolha dos equipamentos e máquinas adequados, optando sempre pelos mais modernos e eficientes. Uma aposta segura, por exemplo, é o uso de rompedores hidráulicos para substituir os explosivos na demolição.

Terra Brasil é sinônimo de experiência em demolição responsável

Em janeiro deste ano, a Terra Brasil Terraplenagem completou 24 anos de trajetória na construção civil. Nosso início foi bastante simples, trabalhando apenas com comércio e transportes de materiais de construção. 

Naquela época, tínhamos à nossa disposição apenas um caminhão basculante com capacidade de entrega diária de aproximadamente 80m³.

Duas décadas depois, nos tornamos uma empresa especializada em serviços de terraplenagem em geral. Além disso, executamos com excelência os serviços de demolições (pequeno, médio e grande porte).

Nossa missão é desenvolver nossos trabalhos com segurança, qualidade e eficiência a fim de bem atender nossos clientes garantindo-lhes a satisfação e estabelecendo uma relação de parceria e confiança.

Por isso, nossa experiência somada com a capacidade de nossos profissionais e a utilização de equipamentos de última geração, garantem a execução de uma demolição responsável, com segurança e eficiência.

Todos estes processos foram aprimorados durante esses 24 anos de vivência no setor.

Outro ponto fundamental neste processo é que a Terra Brasil trabalha também com responsabilidade ambiental, preocupada em pensar maneiras sustentáveis de trabalhar. Nesse sentido, realizamos a remoção do material resultante.

Além disso, para maior comodidade do cliente fornecemos o projeto de gerenciamento de resíduos da Construção Civil e a autorização para a demolição junto aos órgãos competentes. Também, priorizamos a reutilização dos mesmos em nossos serviços de terraplenagem.

Deixe uma resposta