Afinal, como funciona a terraplenagem?
terraplenagem

Afinal, como funciona a terraplenagem?

A terraplenagem é uma etapa fundamental para qualquer obra de construção civil. Muitas vezes os projetos são idealizados em terrenos que não possuem a adequação correta para receber a construção.

É neste momento que entra a terraplenagem. Através de uma análise precisa do solo e verificação das condições do terreno, este processo serve para deixar o terreno plano e perfeito. Desse modo, é possível dar início às obras, com garantia de segurança e qualidade para o projeto.

Mesmo que pareça um processo simples, ela precisa ser feita por profissionais capacitados e experientes. Erros durante a terraplenagem podem acabar causando patologias na futura construção, impactando na segurança e na economia do projeto.

Existem algumas técnicas principais que são utilizadas durante a terraplenagem e colaboram para o melhor resultado possível do processo. Confira:

Drenagem – Esta prática serve para remover o excesso de umidade no solo. Esta etapa é ainda mais importante para fundações profundas, com a necessidade de escoar a água do terreno em locais estratégicos.

Escavação – Neste processo, a terra é escavada e rebaixada a topografia natural do terreno, deixando-o adequado ao projeto de construção.

Pode ser feita com a remoção de terra, que é levada em caminhões basculantes para o descarte ou sem remover terra, onde se escava a terra que está acima das cotas do projeto.

Neste caso, se utiliza o excesso em áreas onde o nível do terreno está abaixo dessas cotas.

Demolição – A demolição ocorre quando existem estruturas antigas ou que não serão aproveitadas no projeto. Cabe aos profissionais fazer o processo com segurança e garantir a remoção do material resultante da demolição.

Aterramento – Neste processo, o terreno fica totalmente plano e pronto para a utilização. Além disso, garante-se que ele atenderá todos requisitos de segurança exigidos.

Destocamento – Processo de remoção de tocos e raízes e da camada de solo orgânico. Ocorre na profundidade necessária de cada terreno.

Além de realizar a limpeza do terreno, outro ponto positivo da técnica de destocamento é o fato de que ela facilita a entrada de outras máquinas de grande porte na obra.

Compactação do solo – Aqui o solo é comprimido para ficar firme e resistente. O nível de compactação deve ser calculado minuciosamente para não ocorrer problemas no futuro. Não existe um número definido de camadas, devem ser utilizadas quantas forem necessárias para deixar o terreno firme.

 

Conheça os equipamentos necessários para uma terraplenagem de qualidade

 

Tão importante quanto o conhecimento técnico e a experiência em terraplenagem, são os equipamentos utilizados. O maquinário deve ser sempre de última geração e estar em excelentes condições de uso. E é claro, os profissionais que vão utilizar cada uma das ferramentas, devem ter pleno conhecimento de como fazer a melhor operação.

Confira alguns maquinários essenciais para a terraplenagem:

Escavadeira – 

Um dos mais importantes equipamentos para a construção civil. Ela é utilizada principalmente para executar a escavação no solo, corte de material. Além disso, tem a capacidade de possuir a capacidade de carregar os caminhões basculantes que farão o transporte do solo.

Pá Carregadeira – 

Este equipamento é utilizado para nivelar os terrenos. Também faz a remoção do solo quando houver excessos de terra em determinados pontos da obra. Outro ponto positivo desta máquina é que ela pode carregar diversos tipos de materiais encontrados no canteiro de obra.

Retroescavadeira – 

Ela é comumente caracterizada pela construção civil como uma fusão entre a escavadeira e a pá carregadeira.

Em sua parte dianteira, ficam acopladas uma pá e uma lança, além de possuir uma caçamba na parte traseira. Recomendada para escavações de grande porte, pode movimentar materiais de diversos tipos, nivelar o solo e também realizar a terraplenagem.

Rolo compactador – 

O rolo compactador tem como principal função compactar o solo ou camadas de construção. 

Eles funcionam com força mecânica, reduzindo ao máximo as partículas do solo e fazendo o seu reagrupamento. Assim, conseguem preencher os vazios do terreno e aumentar a capacidade de suporte. Tudo isso colabora com o projeto, evitando depressões e irregularidades.

Motoniveladora –

 Utilizada pra cortar ou aterrar subleitos, sub-bases e bases de acordo com as estacas de marcação topográfica.  

Ela também é bastante utilizada para corrigir irregularidade do terreno, fazer espalhamento e nivelamento do material de aterro. Também é capaz de espalhar ou cortar grandes volumes de material.

Caminhão basculante –

 Equipamento padrão para transportar o solo para outras localidades. Para a colocação do material na caçamba é preciso a utilização de outros equipamentos, no entanto o processo de descarga é simples e eficiente.

Caminhão pipa – 

São utilizados para umedecer o local onde a terraplenagem será realizada. Desse modo, é possível deixar o terreno mais flexível e fácil de se trabalhar. Outra possibilidade, nesse sentido, é reduzir a poeira levantada em períodos de falta de chuva ou baixa umidade.

Aluguel de máquinas

Realizar o aluguel de maquinários é uma forma de melhorar o desempenho da sua obra, sem se preocupar com a aquisição e os custos altos destes equipamentos. Para as obras de terraplenagem, é com toda a certeza, um método prático que apresenta a produtividade como principal benefício.

Com essa forma de negociação, você pode otimizar o seu cronograma, sem se preocupar em perder qualidade e com a garantia que todas as normas de segurança serão cumpridas.

Outro ponto favorável é que os equipamentos alugados são preservados pelas empresas que fazem o negócio e, por isso, estão sempre em excelente estado de conservação.

Além disso, este modelo de negociação é muito mais econômico, devido ao valor do aluguel, que é mais barato do que adquirir um produto novo.

 

Terra Brasil é referência em Terraplenagem

 

Nosso início na construção civil foi há 24 anos atrás, com apenas o comércio e transportes de materiais de construção. Nesta época, contávamos com um simples caminhão basculante, que tinha a capacidade de entrega diária de aproximadamente 80m³.

Duas décadas depois, adquirimos maquinários de última geração e nos especializamos em serviços de terraplenagem em geral. Tudo isso com o apoio de nossos colaboradores, que juntos, obtiveram mais experiência e com dedicação e eficiência, levam os melhores serviços para as obras.

Atualmente, além de deixarmos o seu terreno perfeito para a construção com a terraplenagem, também oferecemos outros serviços especializados. 

Realizamos a locação de  equipamentos e executamos com excelência serviços de demolições (pequeno, médio e grande porte). Além disso, trabalhamos com escavações, bem como realizamos o acompanhamento e limpeza de materiais resultantes de fundação tipo hélice contínua monitorada.

Atuamos ainda na área de comércio e transporte de materiais de construção como areias, pedras, argamassas, aterros entre outros, atendendo nossos clientes com eficiência e qualidade.

Hoje, contamos com ampla frota de caminhões e equipamentos pesados (Retro escavadeiras, Escavadeiras hidráulicas, Mini carregadeiras entre outras) com capacidade média de entrega de 6.000m³ por dia.

Deixe uma resposta