5 dicas para começar a usar tecnologias digitais nos canteiros de obras

5 dicas para começar a usar tecnologias digitais nos canteiros de obras

Atualmente, utilizar tecnologias digitais não é mais um diferencial para as empresas e sim um requisito básico. O uso de ferramentas não só facilita o trabalho dos gestores e dos colaboradores em geral, mas como também melhora a qualidade do produto final.

Além disso, acompanhar a evolução tecnológica faz parte do processo para as empresas se manterem competitivas no mercado. Por isso, o ramo da construção civil também se viu impactado pelo uso de tecnologias digitais

No canteiro de obras, é possível levar a gestão do projeto a novos patamares de eficiência e segurança. Tudo isso aliando o apoio de hardwares, softwares e aplicativos para smartphones.

No entanto, muitas empresas ainda seguem relutantes para acompanhar a transformação digital. Tanto por preconceito, quanto por desconhecimento, a implementação de tecnologias digitais pode parecer algo complicado de aplicar nos canteiros de obras.

Nesse sentido, é fundamental que se elevem os investimentos em infraestruturas de tecnologia para a construção civil. Alguns processos básicos podem facilitar, como alterar processos, melhorar a infraestrutura de TI e também a aquisição de licenças.

E é claro que não poderia ficar de fora a capacitação das equipes, para que não se sintam excluídas nesse processo e os trabalhadores possam ficar assegurados do trabalho que estão executando. 

Tudo isso também facilita para quebrar as barreiras que impedem os canteiros de obras de serem mais tecnológicos e aplicar uma mudança cultural na empresa.

Por isso, destacamos algumas dicas que podem tornar o processo de implantação de tecnologias digitais nos canteiros de obras mais tranquilo e assertivo. Confira:

5 dicas para começar a usar tecnologias digitais nos canteiros de obras

1- Mapeamento das necessidades – O primeiro passo fundamental para implementar tecnologias digitais no canteiro de obras é identificar quais são as necessidades. A partir disso, você consegue ter uma boa noção do que está faltando ou onde é mais urgente uma ferramenta que facilite o trabalho.

Assim, é possível criar uma equipe para analisar a viabilidade das tecnologias disponíveis e selecionar, a partir dos problemas e soluções apresentadas, a melhor ferramenta para se encaixar na sua empresa.

Ou seja, não basta apenas desenvolver um software que se encaixe na sua necessidade. Também é necessário entender a dinâmica do canteiro e desenvolver soluções que atendam às necessidades e particularidades desse local.

2- Capacitação e engajamento das equipes – Como destacamos anteriormente, a cultura de implementação da tecnologia deve ser algo fomentando com todos os colaboradores. 

Assim, o processo de digitalização dos canteiros de obra também deve incluir todos da empresa. Assim, invista também na comunicação para apresentar as novas ferramentas, de maneira inclusiva e apresentando como uma solução facilitadora.

3- Planejamento e seleção criteriosa – Planejamento é fundamental para qualquer etapa da construção civil. Para implementar tecnologias digitais, também deve-se levar isso em consideração. O ideal é que sejam feitas análises, observando quantas licenças a ferramenta digital oferece, por exemplo.

Além disso, é importante saber se o sistema funciona em nuvem, se trabalha online ou offline, tudo isso considerando o acesso à internet no canteiro de obras. 

Ainda é possível observar questões importantes como a mobilidade da solução, quanto será necessário investir na infraestrutura de TI e se ela já tem compatibilidade com os equipamentos existentes.

4- Soluções integradas – As tecnologias digitais podem facilitar em muitos sentidos. E é melhor ainda se você conseguir fazer isso aliado com outras ferramentas, fazendo a padronização de protocolos e das políticas de comunicação. 

Ou seja, é importante fazer com que todos os recursos tecnológicos conversarem entre si através da plataforma escolhida.

5- Parcerias com Startups – Por último, vamos destacar a possibilidade de criar parcerias com Startups. Existem muitas organizações surgindo que trabalham nesse modelo de empresa e cada vez mais estão se voltando para a construção e ao mercado imobiliário.

Desse modo, as startups conseguem oferecer soluções práticas e eficientes, pois surgiram com estes objetivos. 

E, a partir desse conhecimento, conseguem oferecer soluções diversas e importantes para a implementação de tecnologias digitais nos canteiros de obras. 

Assim, é possível construir métodos para abreviar as atividades no canteiro, favorecer a comunicação e controlar variáveis que impactam o custo, o cronograma e a qualidade das obras.

Deixe uma resposta