(47) 3361-3932        Seg - Sex: 9:00 - 18:00        [email protected]
Conheça os principais tipos de demolição e sua aplicação

Conheça os principais tipos de demolição e sua aplicação

Existem três tipos de demolição que se destacam no mercado, sendo que cada um deles, é indicado para um trabalho distinto.

Existem vários tipos de demolição, mas para executar qualquer trabalho com segurança, é preciso técnica e responsabilidade. Sem dúvidas, essa é uma das áreas que exige mais cuidados, cálculos e profissionalização, para evitar acidentes. Quando se pensa na urbanização das cidades, o processo de demolição se torna muito importante, pois garante espaço a novas construções, de maneira planejada. Há casos também em que é necessário demolir uma estrutura por questões de segurança. Diversas podem ser as motivações para demolir uma estrutura e, para cada caso, é indicado um tipo de demolição diferente, que pode ser:

Demolição Mecânica

Qualquer tipo de demolição que envolva o uso de máquinas, equipamentos e ferramentas mecânicas, como escavadeiras e guindastes, por exemplo, pode ser considerada demolição mecânica. Geralmente essa técnica é utilizada para  derrubada total ou parcial de paredes, coberturas, lajes, elementos de estrutura metálica, pisos cerâmicos e estruturas de madeira. Uma das principais vantagens desse tipo de demolição é a agilidade, sua execução é mais rápida do que o procedimento manual, tem grande capacidade de demolição e um custo benefício favorável. A demolição mecânica exige profissionais capacitados e treinados, pois oferece altos riscos de acidente. Não contrate empresas que não possuam equipe técnica.

Leia também: Gestão de Resíduos: Como preservar e economizar na construção civil

Demolição com Explosivos

Também conhecida como Demolição por Implosão, esse procedimento faz uso de explosivos. Tem como objetivo eliminar os principais elementos de apoio da construção, destruindo a base da estrutura. Muito utilizada em centros urbanos, para a demolição de grandes prédios e arranha-céus. Para executar esse tipo de demolição é necessário realizar antes um estudo detalhado, definindo a colocação dos explosivos e o tempo de implosão. Isso é feito identificando os principais elementos e áreas da estrutura, para decidir o melhor tipo de explosivo a ser utilizado, onde posicioná-los e como temporizar as detonações.

Demolição Manual

Esse procedimento nada mais é do que uma desconstrução, feita através de processos manuais. O empenho da mão de obra e a utilização de ferramentas manuais são responsáveis pela execução do trabalho. Normalmente a demolição manual é utilizada quando são necessários cuidados maiores com a estrutura da construção, quando há um processo de revitalização e manutenção do espaço. Conhecida também como demolição sustentável, já que permite a reutilização de materiais, evitando que a quantidade de resíduos gerados pela demolição seja descartado no meio ambiente e assim evitando impactos negativos na natureza.

Leia também: Terraplenagem: Tudo que você precisa saber antes de contratar uma empresa para executar o projeto

Esses são os principais tipos de demolição atualmente utilizados no mercado. Antes de decidir qual procedimento contratar, é imprescindível levar em conta a capacitação da empresa contratada para executar o trabalho. A demolição é um procedimento que oferece riscos e para ser executado com segurança precisa de uma equipe técnica. Aqui na Terra Brasil somos especialistas no assunto, entre em contato conosco e saiba mais. Veja outras dicas e novidades de construção civil.

Leia também: Qual a vida útil de um prédio? Entenda sua durabilidade

Deixe uma resposta

Fechar Menu