Conheça um pouco mais dos equipamentos utilizados nas obras de terraplenagem

Conheça um pouco mais dos equipamentos utilizados nas obras de terraplenagem

Obras de terraplenagem são fundamentais para dar início a um projeto de construção civil. Após realizar a análise do solo e verificar as condições do terreno, é a partir dela que ele se tornará plano. Pode parecer um processo simples, no entanto é preciso ser feito com bastante cuidado e por profissionais experientes. Além disso, os trabalhadores precisam estar capacitados para operar modernos maquinários e equipamentos. Hoje a Terra Brasil vai apresentar um pouco mais dos equipamentos utilizados nas obras de terraplenagem.

Primeiramente, devemos entender e conhecer alguns processos que são realizados durante a terraplenagem. Como dissemos antes, esta técnica serve para deixar o terreno plano e fazer com que ele fique apropriado para uso. Existem diversos métodos que são utilizados para realizar esta operação.

Dentre elas, podemos citar as principais, que são: Drenagem, escavação, demolição, aterramento, destocamento e compactação do solo. Para cada uma delas, existem diversos equipamentos que são utilizados especificamente. Mas também existem diversos maquinários que serão usados em comum.

Equipamentos utilizados nas obras de terraplenagem

Escavadeira – Um dos equipamentos mais básicos das obras de terraplenagem, mas também um dos mais importantes. Ela é usada para realizar a escavação no solo, corte de material e também carregar os caminhões basculantes com o solo que será transportado para outros lugares. Podem ser sobre rodas ou esteiras, que é mais comum e apresenta a facilidade de girar 360º.

Retroescavadeira – Pode ser considerada uma fusão entre a escavadeira e a pá carregadeira. Isto porque ela dispõe de uma pá na parte dianteira e uma lança e uma caçamba na parte traseira. Usada, principalmente, para movimentar materiais de diversos tipos, nivelar o solo e fazer a terraplenagem. Recomenda-se para escavações de grande porte.

Pá Carregadeira – Utilizada principalmente para nivelar os terrenos e também realizar a remoção do solo quando tem em excesso em determinados locais da obra. Também pode ser usada para carregar outros tipos de materiais dispostos no canteiro de obras. Deve-se, principalmente, focar o uso em solo seco e firme para que ela possa trafegar tranquilamente.

Rolo compactador – Estes equipamentos utilizam de força mecânica para reduzir ao máximo as partículas do solo, fazendo o seu reagrupamento. Nesse sentido, servem para preencher os vazios do terreno e, assim, aumentar a capacidade de suporte. Desse modo, evita-se depressões e outras irregularidades que possam interferir na estrutura física da obra. Existem quatro modelos diferentes, cada qual para um tipo de solo: Vibratório, tamping, pneumáticos e estático.

Motoniveladora – Sua principal função é cortar ou aterra subleitos, sub-bases e bases de acordo com as estacas de marcação topográfica. Também é utilizada para ajustar o greide do solo, corrigir irregularidade do terreno, fazer espalhamento e nivelamento do material de aterro. Além disso, consegue espalhar ou cortar grandes volumes de material.

Caminhão basculante – Basicamente eles realizam o transporte do solo para outras localidades. Seu processo de descarga do material é bem simples, bastando apenas acionar os cilindros hidráulicos, que erguem a carroceria do veículo. No entanto, para que seja feita a colocação do material caçamba, exige-se a utilização de outros equipamentos.

Caminhão pipa – Pode soar um pouco estranho, mas os caminhões pipas tem um papel fundamental para as obras de terraplenagem. Eles têm como função umedecer o local onde elas serão realizadas, deixando o terreno mais flexível e fácil de se trabalhar. Além disso, em casos de falta de chuva ou baixa umidade, pode ser utilizado para reduzir a poeira levantada ao molhar a obra.

Aluguel de máquinas

É fundamental para o bom andamento da construção saber quais são os equipamentos que devem ser utilizados e suas aplicações. Depois de estabelecido isto, uma das tendências mais comuns em projetos atualmente é optar pelo aluguel de máquinas.

Alugar o maquinário para as obras de terraplenagem acaba se tornando uma praticidade por diversos motivos. Uma das vantagens de fazer este tipo de negociação é o aumento da produtividade. Isto acontece pois otimiza o cronograma sem descuidar da qualidade e das normas de segurança. Além disso, o cliente tem a garantia de receber equipamentos em excelente estado de conservação.

Outro ponto positivo é a economia gerada por este modelo de transação. Desse modo, você não precisa se preocupar com manutenção, atualização constante do maquinário, já que você sempre irá alugar os mais modernos e também o valor do aluguel é muito menor do que a compra de um produto novo.

Deixe uma resposta