6 benefícios ao implementar a mobilidade tecnológica nas obras

6 benefícios ao implementar a mobilidade tecnológica nas obras

A mobilidade tecnológica está cada vez mais em alta. Na realidade, a incorporação de novas tecnologias para nos auxiliar se tornou algo tão cotidiano que seria até mesmo impensável não nos apropriarmos de determinadas ferramentas. 

Desse modo, trazer métodos inovadores que colaborem com as empresas é fundamental para garantir maior eficiência, agilidade e, principalmente, se manter competitivo no mercado.

Portanto, a mobilidade tecnológica já é uma realidade no setor da construção civil. A partir dela, é possível obter diversos benefícios com foco na acessibilidade e tráfego rápido de informações. Com o mundo mais moderno e, consequentemente mais acelerado, este tipo de trabalho é essencial para o sucesso no gerenciamento de obras. 

E com avanços tecnológicos, o meio virtual se tornou tão importante quanto a presença física nos projetos e obras. Além disso, como destacamos anteriormente, empresas que se recusam a embarcar nestes avanços, tendem a ficar para traz e se tornarem obsoletas no futuro da construção civil.

Além disso, a mobilidade tecnológica não é só impactante para o gerenciamento de obra. Ao adotar sistemas que trabalhem nesse sentido, é possível melhorar a produtividade, controle dos custos e flexibilidade dos projetos. 

Para isso, os profissionais responsáveis devem se especializar e buscar conhecimentos técnicos que colaborem na escolha da ferramenta ideal para cada empresa. 

Isto é feito analisando não só ao analisar as funcionalidades e capacidades da tecnologia para otimizar os processos construtivos no canteiro de obras e no escritório, mas como também ao diagnosticar as necessidades de cada projeto e canteiro de obras.

Muitas tecnologias surgem, nesse sentido, com a intenção de otimizar o controle de informações e gerenciamento da construção. E para isto não é necessário grandes investimentos, com a compra de computadores ultramodernos e caros. 

Hoje em dia, tudo isso pode ser feito na palma da sua mão, com dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Desse modo, as informações são repassadas para profissional responsável pela gestão onde quer que ele esteja, seja no próprio canteiro de obras ou no escritório, sem intermédio e atrasos.

Com isso, a construção civil no Brasil passou a adotar com maior frequência o uso de dispositivos, que facilita o trabalho, melhora a agilidade dos projetos e aumenta a produtividade. 

Tudo isso ocorre quando a ferramenta escolhida ou desenvolvida fornece recursos informacionais para uma eficiente evolução no trabalho e dia a dia. Além disso, pesquisas indicam que profissionais da construção consideram soluções de tecnologias móveis muito importantes para o mercado. 

Por isso, as empresas estão cada vez mais atendendo esta demanda e procurando investir na implementação da mobilidade nas obras, principalmente com o desenvolvimento de ferramentas próprias, que garantam um atendimento personalizado.

Se você ainda não está convencido, a Terra Brasil separou alguns benefícios garantidos pela implantação da mobilidade tecnológica nas obras. Confira:

6 benefícios ao implementar a mobilidade tecnológica nas obras

Gerenciamento completo da obra – Com a utilização de dispositivos móveis você consegue estabelecer uma boa comunicação com as equipes. Assim, o profissional responsável pela gestão fica informado em tempo real de tudo o que acontece no canteiro de obras. 

Antigamente isto ocorria de forma limitada, com processos burocráticos e pouco amplos. Hoje em dia, é possível abranger praticamente todas as áreas da construção.

Controle de produtividade e retrabalhos – A utilização de softwares que podem ser acessados através da mobilidade tecnológica, os profissionais têm a capacidade de fazer o controle de diversos pontos da obra de maneira simultânea e remota. 

E também é possível fazer o controle e gestão da utilização de todos os insumos da construção. Desse modo, os profissionais conseguem melhorar a produtividade, controlando todos os processos de forma otimizada e estando presentes em todas as áreas do canteiro de obras, mesmo que remotamente. 

Isto faz com que se diminuam possíveis retrabalhos, através de relatórios e registros gerados, que informam aos profissionais o que causa desperdícios na obra.

Maior flexibilidade – A flexibilidade é um ponto importante para que a gestão de processos possa ser feita de qualquer lugar. 

Assim evitam-se burocracias e gastos com deslocamentos desnecessários. Além disso, a comunicação também é mais flexível, veloz e eficiente. 

Tudo isso faz com que as tomadas de decisões sejam mais ágeis, sendo feitas, acelerando processos e evitando atrasos e a necessidade de retrabalhos

Confiabilidade de informações – A utilização da tecnologia para o registro de informações faz com que ela seja muito mais rápida, já que acontece em tempo real e, principalmente, muito mais segura. 

Isto ocorre porque é feito o registro em sistemas de armazenamento em nuvem, por exemplo, podendo ser acessado a qualquer momento por dispositivos móveis. 

Sem contar com o fato de que é possível diminuir a perda de informações e ainda aumentar o detalhamento dos dados, fazendo com que as informações sejam muito mais confiáveis.

Planejamento de níveis de estoque – Controlar o estoque de grandes obras quase nunca é uma tarefa fácil. Com a ajuda da mobilidade tecnológica, os profissionais conseguem fazer o registro em tempo real dos materiais que estão chegando no local, bem como fazer o controle do que está sendo retirado e o estado do estoque de cada material no depósito do canteiro. 

Assim é possível agilizar o processo de compra dos produtos necessários para a construção, além de controlar melhor as necessidades do projeto e também evitar prejuízos com o desperdício.

Sustentabilidade ambiental – A Terra Brasil sempre se preocupa em destacar a sustentabilidade ambiental como um tema importante para a construção civil. 

Como sabemos, os impactos causados pela indústria são grandes e precisamos nos conscientizar e trabalhar para melhorarmos consideravelmente nossos índices de proteção ambiental

Utilizar da mobilidade nas obras faz com que as decisões sejam tomadas mais rapidamente e, com isso, evita-se desperdícios e retrabalhos e eliminando o uso de planilhas e papéis no canteiro de obras.

Deixe uma resposta