You are currently viewing Riscos de realizar uma demolição sem planejamento
Riscos de realizar uma demolição sem planejamento

Riscos de realizar uma demolição sem planejamento

A demolição é uma etapa muito importante da construção civil. É através dela que se removem estruturas antigas ou pedras grandes que estejam atrapalhando o início da construção. Este processo pode ser perigoso e, por isso, é necessário ser realizado por profissionais experientes e qualificados.

Por isso, os responsáveis pela demolição devem realizar um planejamento minucioso, antes de executar todo o processo de fato. Somente desse modo é possível garantir que todos os procedimentos de segurança sejam feitos corretamente e que todo serviço seja feito da melhor maneira possível.

Nesse sentido, a falta de planejamento é um dos principais problemas na execução de demolições e um dos maiores geradores de irregularidades na construção civil. 

Sem os procedimentos corretos, inúmeros problemas podem acontecer, como quedas de pessoas e de materiais, além de desabamentos. Além de acidentes fatais, tudo isso pode causar atrasos e prejuízos à construtora.

O manejo dos resíduos resultantes também faz parte de todo o processo e precisa ser feito com responsabilidade e sustentabilidade.

Riscos de fazer uma demolição sem planejamento

O projeto de demolição deve ser elaborado conforme cada tipo de edificação. Também existem diversas formas de executar este serviço da construção civil. 

Por isso, tudo deve ser muito bem pensado e é necessário seguir as orientações da Norma Regulamentadora NR-18. Ou seja, é necessário executar o planejamento do serviço a ser executado.

Caso contrário, existem diversos riscos que podem causar problemas não só para os envolvidos na obra, mas como também para o entorno de onde está sendo construído o edifício. Confira os principais riscos ao fazer uma demolição sem planejamento.

  • Soterramento;
  • Desmoronamento;
  • Esmagamento;
  • Quedas de construções e equipamentos;
  • Vibrações que causam rachaduras;
  • Danos causados nas edificações vizinhas;
  • Poluição do ar por conta da poeira gerada.

Dicas para o planejamento

Existem alguns passos básicos que devem ser seguidos para ajudar no planejamento da demolição e que devem ser feitos antes da execução do trabalho.

Pessoas envolvidas – Como destacamos anteriormente, o primeiro passo é contratar profissionais qualificados. Além disso, certifique-se de que não tenham pessoas próximas à obra.

Localização – É muito importante conhecer todos os aspectos da área onde será executada a demolição. Quanto mais informações forem coletadas, com maior precisão serão realizados os serviços.

Ferramentas  – Antes de iniciar, deixe selecionado todas as ferramentas necessárias para o momento final do trabalho. Em geral, muitos acidentes ocorrem com o uso das ferramentas erradas.

Construções e terrenos vizinhos – Outro ponto importante é fazer a verificação de todas as edificações na vizinhança, pois assim você pode se assegurar de que não haverá comprometimento das estruturas ou outros tipos de prejuízos.

Depósito do entulho – Para trabalhar a sustentabilidade na construção civil, é necessário fazer o planejamento da remoção e depósito do entulho. Existem diversas formas de fazer o descarte correto e também leis ambientais referentes ao descarte de resíduos do setor.

Norma Regulamentadora NR-18 – Por último, vamos destacar a Norma Regulamentadora NR-18, que trata sobre Saúde e Segurança do Trabalho na Indústria da Construção. Esta norma exige a elaboração e a implementação de um Plano de Demolição, sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado.

Neste plano, devem constar todos os riscos ocupacionais potencialmente existentes em todas as etapas da demolição e as medidas de prevenção a serem adotadas. Existe uma série de critérios de segurança que devem ser seguidos e que ajudam na orientação de todo o processo.

Após a elaboração do plano, existem alguns passos para executar a demolição.

Nesse sentido, é necessário, em primeiro lugar, verificar se as redes de energia elétrica, água, gases, canalizações de esgoto, escoamento de água e outros estão desligados, protegidos ou isolados corretamente.

Toda a região deve ser devidamente sinalizada, conferindo a distância das edificações vizinhas para garantir total segurança. Além disso, todos os trabalhadores envolvidos na obra devem ser avisados e orientados sobre os riscos.

Existem diversas maneiras de executar o serviço e, após o planejamento, é essencial decidir a melhor forma para cada obra. Basicamente, são três tipos de demolições que podem ser separadas em:

Mecânica – Utiliza equipamentos e ferramentas mecânicas para fazer o desmonte correto de diversas estruturas. Em geral, é realizado por maquinário de todos os portes, como guindastes, escavadeiras e martelos pneumáticos. É um modelo rápido e eficiente para a execução do serviço, além de não demandar equipes em grande número.

Manual – Exige grande quantidade de mão de obra e utilização de ferramentas manuais. Bastante comum em diversas construções, sendo mais indicada para obras que exigem demolições com cuidado especial com a estrutura. 

A principal vantagem é a possibilidade da reutilização dos resíduos produzidos no local, no entanto, é mais demorada para realizar todo o desmonte.

Com explosivos – Consiste na colocação de explosivos para destruir as bases de apoio de toda a estrutura de um prédio. É o principal método para a implosão de grandes construções, principalmente edifícios altos e pontes. 

Para garantir maior segurança exige que a execução seja feita por técnicos altamente especializados na utilização segura dos explosivos.

Profissionais especializados da Terra Brasil

Destacamos em diversos momentos a importância de equipes especializadas trabalharem na execução dos serviços de demolições. Eles são capazes de fazer todos os procedimentos com segurança e eficiência. Ou seja, sua obra começa com a garantia de que não terá nenhum tipo de acidente, atrasos ou prejuízo.

A Terra Brasil Terraplenagem é uma empresa especializada em serviços de terraplenagem em geral. Também executamos com excelência os serviços de demolições (pequeno, médio e grande porte).

Todo nosso processo é feito com maquinário moderno e profissionais capacitados, com vários anos de experiência. 

Também oferecemos serviços de remoção do material resultante, além de oferecer maior comodidade ao cliente, fornecendo o projeto de gerenciamento de resíduos da Construção Civil e a autorização junto aos órgãos competentes.

Deixe um comentário