You are currently viewing Como fazer nivelamento em terrenos desnivelados
Como fazer nivelamento em terrenos desnivelados

Como fazer nivelamento em terrenos desnivelados

Os terrenos desnivelados fazem parte do cotidiano da construção civil. As chances de encontrar uma área perfeita para o seu projeto é baixíssima.

Por isso, é necessário realizar procedimentos que façam com que o terreno fique perfeito para poder receber a obra. Basicamente, o nivelamento é feito através da terraplenagem, etapa inicial e fundamental para construir um novo empreendimento.

Desse modo, a terraplenagem é capaz de transformar terrenos desnivelados em planos, fazendo com que eles fiquem totalmente aptos para receber as intervenções civis e arquitetônicas do projeto.

A dificuldade no trabalho pode variar conforme o tipo de terreno. Nesse sentido, quando as áreas são mais acidentadas e com grandes desníveis, vão exigir tarefas de maior intensidade.

Este processo é muito importante e, portanto, deve ser realizado por profissionais especializados, a fim de garantir maior qualidade e segurança para a obra.

Para isto, também precisa ser realizado um projeto arquitetônico, que vai orientar o topógrafo quanto aos níveis e tamanhos definidos para a construção.

É muito importante, pois se a execução do nivelamento de terrenos desnivelados for feita de maneira incorreta e sem o respaldo técnico do projetista, a obra pode sofrer diversos problemas no futuro, como erosão do solo ou deslizamentos de terra.

Para arrumar os terrenos desnivelados, além da questão topográfica, é necessário realizar a preparação do terreno. 

Nesta etapa, devem ser feitas a limpeza da vegetação e dos materiais indesejados, que possam estar na área. Somente com o terreno limpo e plano é que a obra pode ser iniciada.

Para os materiais, a mão de obra especializada pode indicar com facilidade quais serão utilizados e as quantidades corretas. Existem diversos maquinários que podem tornar todo o processo mais ágil e eficiente.

Em geral, uma minicarregadeira é o suficiente para fazer o trabalho, mas em muitos casos utiliza-se máquinas maiores. 

Estas são capazes de fazer o nivelamento mais rapidamente, mas é necessário verificar o peso do maquinário para não levar riscos ao terreno e às adjacências, como calçadas e instalações do entorno.

 

Terrenos desnivelados com aclive ou declive

 

Um dos maiores problemas para este tipo de trabalho é arrumar terrenos desnivelados muito acidentados. Estes podem ser em aclive ou declive.

Terrenos com aclive – Os terrenos desnivelados com aclive apresentam a frente mais baixa que o fundo. Ou seja, para deixá-los planos é necessário realizar um corte no terreno, escavando e tirando a camada de terra que está ultrapassando o nível desejado.

Em geral, este trabalho costuma ser mais fácil do que o de nivelar terrenos em declive. Por isso, na hora de escolher um terreno, as pessoas costumam preferir esse tipo de terreno.

Com o maquinário correto, é possível fazer o ajuste e, posteriormente, utilizar caminhões para retirar o excedente de terra.

Vale ressaltar que não se deve tirar muita terra do terreno, pois ela pode ser necessária ao longo da construção. Por isso, o mais indicado é fazer a tarefa deixando um pouco de terra amontoada, para eventuais necessidades.

No caso do loteamento ser muito inclinado, é preciso avaliar a necessidade de construir muros de arrimo, que servem para conter a terra e evitar deslizamentos.

Terrenos com declive – Os terrenos em declive possuem um processo de nivelamento diferente, que muitas vezes é mais trabalhoso. Isto ocorre porque o tipo de loteamento tem a frente mais alta do que o fundo e, por isso, será preciso fazer o aterramento até atingir o nível necessário para projetar a obra.

Em primeiro lugar, deve-se utilizar um muro de arrimo ou sustentação. A partir disso, utiliza-se caminhões de terra para encher o terreno e depois espalhar o material e compactar a terra a cada 30cm de atividade até o nível final desejado.

Apesar de trabalhoso, é um serviço que pode ser executado e vai garantir a segurança e a estabilidade do terreno, se o nivelamento for feito de forma correta.

No entanto, o maior obstáculo para estes tipos de terrenos desnivelados é o orçamento. Conforme a extensão da área e do grau do desnível, o custo da terraplenagem pode ser mais elevado.

Por isso é importante consultar profissionais especializados antes de adquirir o terreno em definitivo e para cada situação, o terreno pode demandar corte de terra em algum ponto e aterramento em outro.

Caso isso aconteça, é possível economizar utilizando a terra que sobrou da área cortada para fazer o aterramento do ponto mais baixo.

Deixe um comentário