Containers são instalações rápidas e práticas para os canteiros de obras

Containers são instalações rápidas e práticas para os canteiros de obras

Cada projeto de construção civil possui diversas especificidades que vão impactar no andamento da obra e também em várias decisões a serem tomadas. Seja com relação aos equipamentos e maquinários, previsão do tempo de duração da obra, até o modelo de funcionamento do canteiro de obras. Além disso, estas questões podem ser influenciadas pela economia ou disponibilidade financeira para cada setor. Assim, um dos locais mais importantes da construção também pode ser afetado: o canteiro de obras. A Terra Brasil vai abordar o uso de containers, como instalações que podem agilizar a conclusão do projeto.

Como falamos anteriormente, o canteiro de obras pode sofrer influências, principalmente da localização do projeto, mas também pelo tempo e planejamento financeiro da obra. Cada vez mais comum, o uso de containers acaba sendo um atrativo nesse sentido. No entanto, muitos responsáveis pela construção ficam em dúvida se a utilização de estruturas provisórias são realmente a melhor solução. Assim, muitas vezes esse impasse é criado, pois uma boa parte ainda tem certo receio, ou por nunca ter visto sua utilização na prática, mas também por estarem acostumados com soluções fixas.

A decisão para o uso ou não de containers vai além de suas vantagens. Eles são mais recomendados para obras de curto prazo, ou seja, que não demandam tanto período de tempo para sua finalização. Além disso, o espaço do canteiro de obras também vai influenciar nessa escolha, principalmente porque é possível alinhar o posicionamento deles conforme cada necessidade. Normalmente, as construtoras alugam a estrutura, que é entregue pronta no canteiro e pode ser usada como escritório, vestiário, banheiros, alojamentos, entre outras funções.

No entanto, é necessário cuidar de algumas questões antes de implementar o uso de containers. Primeiro, deve-se cuidar com o isolamento térmico, já que a estrutura é metálica. Em regiões quentes, recomenda-se utilizar também ar condicionado, para evitar o aumento da temperatura neste ambiente. No caso de uso como alojamentos ou banheiros, a ligação de água e esgoto também é trabalho da construtora. Além disso, também deve ser feito o isolamento elétrico, que ocorre ao aterrar a caixa de aço, pois ela é suscetível a ser atingida por raios. E por último, a construtora deve manter disponível no canteiro o laudo técnico atestando a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos aos usuários. Isto porque muitos dos materiais são feitos a partir da adaptação de equipamentos que já foram usados para o transporte de cargas.

Além de tudo, precisamos ressaltar que containers usados no canteiro de obras devem atender todas as recomendações da NR-18 – Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, para assegurar o bem-estar dos trabalhadores.

Vantagens de usar containers no canteiro de obras

Existem vários fatores positivos para a utilização de containers no canteiro de obras. Obviamente, como falamos anteriormente, isto vai depender de cada projeto e suas especificidades. A Terra Brasil vai apresentar algumas vantagens.

Em primeiro lugar, a praticidade é um grande fator para a utilização dos containers. Isto ocorre, principalmente, pela praticidade, já que as caixas de aço são pré-fabricadas e chegam prontas para a instalação e uso. Ou seja, elimina a necessidade de dispor de mão de obra para a construção de locais fixos e que podem demorar mais tempo para ficarem prontos. Nesse sentido, você precisa apenas se preocupar com a preparação do terreno que vai receber o material, já que a área precisa estar nivelada, seja com terraplenagem o outro método. Ela também precisa suportar o peso da estrutura da carga.

Uma das vantagens mais marcantes do uso de containers é sua versatilidade. As caixas de aço podem ser transportadas de um local para outro, desde que respeitem as condições necessárias. Além disso, existe a possibilidade de elas serem dispostas lado a lado como estruturas modulares ou até mesmo empilhadas. Assim, caso o projeto necessite expandir o alojamento de colaboradores, ou transferir depósitos, pode-se facilmente adaptar para as novas necessidades.

A Terra Brasil também não pode deixar de falar na redução de custos. Cada vez mais fundamental conseguir alinhar o planejamento financeiro com materiais de qualidade e profissionais qualificados, o uso de containers contempla bastante estes quesitos. Com a sua utilização é possível otimizar os custos na obra, desde a dispensa de materiais de alvenaria até a diminuição na contratação de mão de obra, mesmo que ela precise ser especializada no serviço. Além disso, a durabilidade e as condições de reuso aumentam ainda mais a economia.

Também é possível afirmar que os containers trazem inovação para o canteiro de obras. Estas alternativas modernas ganham cada vez mais notoriedade e também são vantajosos por auxiliarem na execução inteligente de um projeto de construção civil, pois aproveitam bem o espaço físico e se adaptam às diferentes necessidades de cada etapa da obra. Nesse sentido, outra vantagem muito importante e que está cada vez mais em pauta é a sustentabilidade. Além do reuso, também é possível eliminar desperdícios significativos de materiais, já que eles substituem das estruturas de alvenaria reduz consideravelmente esse problema e, por consequência, o descarte inadequado.

Deixe uma resposta