(47) 3361-3932        Seg - Sex: 9:00 - 18:00        [email protected]
Cinco dicas para investir em sustentabilidade na construção civil

Cinco dicas para investir em sustentabilidade na construção civil

Cresce a cada dia o número de empresas que investem em sustentabilidade na construção civil. Isso acontece porque o consumidor está mais preocupado com questões ambientais e com qualidade de vida, além de estar consciente dos efeitos desse setor ao ecossistema. O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais. Além dos impactos relacionados ao consumo de matéria e energia, há aqueles associados à geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. Pensando nisso, separamos uma lista com cinco dicas para te ajudar a investir em sustentabilidade na construção civil:

sustentabilidade na construção civil

1 – Gestão de Resíduos

A sustentabilidade na construção civil deve incluir a gestão de resíduos, desde a etapa de construção até sua finalização.  Os entulhos dos canteiros de obras respondem por uma parcela significativa dos impactos causados pela construção civil no meio ambiente. Por isso, é preciso prever espaços destinados à separação dos resíduos domésticos, para facilitar a reciclagem.

Leia também: Gerenciamento de resíduos da construção civil: 3 motivos para fazer

2 – Tecnologia

O uso de softwares pode ser essencial para aplicar a sustentabilidade na construção civil. Além de reduzir o número de papéis e documentos impressos, essas tecnologias diminuem o custo final das edificações. Atualmente, há diversos softwares para smartphones e tablets que auxiliam na elaboração de projetos e no acompanhamento das obras. Tornando mais fácil e assertivo o cálculo da quantidade de materiais usados, o tempo de construção, entre outros fatores importantes.

3 – Reaproveitamento

O reaproveitamento de materiais é uma atitude primordial na construção civil. A reutilização de água, por exemplo, é uma solução econômica e sustentável. Além disso, é possível adotar estratégias para reutilizar outros materiais durante a construção, reduzindo custos e o consumo dos recursos naturais.  

4 – Materiais Ecológicos

Atualmente encontram-se disponíveis no mercado diversos materiais, técnicas e produtos que podem ser utilizados para tornar sua construção sustentável. Os telhados verdes, por exemplo, trazem benefícios não só ao meio ambiente como aos moradores do local. Eles combatem as ilhas de calor, absorvendo os gases emitidos e melhorando a qualidade do ar.

Leia também: Gestão de obra: Como ela pode ajudar na produtividade da construção

5 – Energia Renovável

A produção de energia elétrica convencional é um dos fatores que mais colocam em risco um recurso natural: a água. Uma estratégia fácil que pode ajudar a mudar esse cenário e ainda implementar a sustentabilidade na construção civil é planejar a melhor iluminação natural possível. Analisar de onde o sol nasce e onde ele se põe, é uma maneira de saber dispor melhor as portas e janelas, de modo que você consiga aproveitar ao máximo a luz solar durante o dia. Se você souber usar também a ventilação natural contribuirá com o meio ambiente e economizando a energia que normalmente é gasta com ventiladores e ar condicionado. Para isso, basta distribuir as janelas nas quais a entrada de vento é maior; assim, você terá um espaço muito mais ventilado.

Essas são cinco atitudes simples de sustentabilidade na construção civil, que você pode adotar facilmente em seu método de construção. Além de tornar seu empreendimento comercialmente mais amigável, você ajuda o meio ambiente. Veja outras dicas de construção civil.

Deixe uma resposta

Fechar Menu