(47) 3361-3932        Seg - Sex: 9:00 - 18:00        [email protected]
Conheça a técnica de drenagem de solo
drenagem de solo

Conheça a técnica de drenagem de solo

Existem diversos fatores em um terreno que podem atrapalhar na hora da realização de uma obra. Irregularidades no solo, detritos e restos de árvores e diferenças de níveis topográficos desejados. Para todas estas questões existem técnicas que as resolvem e permitem o andamento do projeto. Nesse sentido, a água pode acarretar problemas para a obra e para isso é preciso realizar a técnica de drenagem de solo.

Se usada de forma correta a água pode fazer parte da obra, trazendo beleza estética para o projeto. Contudo, muitas vezes ela pode arruinar toda o planejamento. Principalmente se não for realizada sua contenção ou drenagem de solo, as chances dela deixar problemas estruturais são muito grandes.

Nesse sentido, dentro da casa a água pode causar infiltrações nas paredes e no piso. Assim, com o apodrecimento e a corrosão dos materiais, graves danos podem ser causados na estrutura. Além disso, a proliferação do mofo e também a ocorrência de curtos-circuitos são problemas que podem ser evitados com a drenagem de solo.     

Dentro de casa, infiltrações podem tomar as paredes e o piso, causando o apodrecimento e a corrosão dos materiais. Isso leva a danos estruturais graves, como a proliferação do mofo, curtos-circuitos e a necessidade de gastar com reparos. Na parte externa e no terreno a falta de drenagem de solo também pode ser bastante perigosa. Além de contribuir para a proliferação de insetos e animais pequenos, estragar a estrutura, em casos de terrenos irregulares ela pode causar até deslizamentos.

Como é feita a drenagem de um terreno

A drenagem de solo de terreno é, basicamente, a realização da captação da água das chuvas. Ela é feita através do escoamento desta água, tirando de regiões críticas e as levando para áreas mais favoráveis.  Desse modo evita-se enchentes e os problemas com grande umidade nas edificações.

Cada terreno tem suas particularidades e necessidades. Portanto, existem dois tipos diferentes de drenagem de solo para cada um deles. Além disso, os métodos escolhidos para a realização podem variar conforme a for designado pelo projeto para o terreno em específico. A drenagem subterrânea é utilizada para remover o excesso de água do solo até uma profundidade determinada. Geralmente é feita através de canos de PVC enterrados no solo. A drenagem de solo superficial é utilizada para fazer a emoção ou escoamento da água de um piso construído ou uma superfície do solo. 

As técnicas para a realização da drenagem de solo variam. Pode ser feita através de inclinação, que consiste em não deixar a superfície do terreno completamente plana, permitindo o escoamento. Calhas e bueiros também são outros métodos utilizados. São os principais equipamentos escolhidos para fazer este tipo de serviço, direcionando o curso da água até um local adequado. Outra opção escolhida é são os muros de arrimo, que consistem em um muro de contenção, utilizado principalmente para evitar deslizamentos.

Antes de mais nada é importante lembrar que toda e qualquer obra de engenharia civil deve ser feita por profissionais capacitados. A Terra Brasil efetua sua obras de terraplenagem e demolições de acordo com seus critérios mais rigorosos. Entre em contato conosco e confira todos os nossos serviços e equipamentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu