Conheça os tipos de sondagem de solo
tipos de sondagem de solo

Conheça os tipos de sondagem de solo

Antes de iniciar um projeto de construção é preciso conhecer muito bem o local onde será implementado. Nesse sentido, o solo é um dos elementos principais para ser analisado, principalmente o tropical. Isto se deve ao fato dele ser um material bastante variável e, por isso, pode não apresentar os pré-requisitos para ser trabalhado. Assim, antes de mais nada é imprescindível executar a análise do terreno e por esse motivo a Terra Brasil vai apresentar os tipos de sondagem de solo.

Em primeiro lugar, antes de conhecer os tipos de sondagem de solo, vamos explicar o seu conceito. Basicamente, ela é a investigação ou prospecção do subsolo de um determinado terreno. Nenhum projeto de engenharia civil pode ser concebido corretamente sem realizar este procedimento de análise. Ele serve para determinar as propriedades físicas do solo.

Além disso, devido às características dos solos, a construção pode ser um desafio. Principalmente porque o terreno receberá estruturas físicas que, independentemente do seu tamanho, precisam estar firmes e protegidas. Se uma obra de pequeno porte, por exemplo, não receber as análises geotécnicas, pode apresentar deterioração com o tempo, deixando de garantir a segurança dos moradores. Estes estudos também colaboram na economia de materiais e evitam que seja precisa fazer retrabalhos no futuro.

Ao realizar uma sondagem os idealizadores do projeto obterão informações privilegiadas como a espessura e dimensão de cada camada do solo até a profundidade desejada. Também serve para identificar a existência de água no terreno, bem como a posição do nível do líquido. Ainda revela a profundidade da camada rochosa ou do material impenetrável ao amostrador e as propriedades do solo ou da rocha como permeabilidade, compressibilidade e resistência ao cisalhamento. Conhecer todas estas particularidades são fundamentais para dar início a uma obra de construção civil e, por isso, é imprescindível saber também os tipos de sondagem de solo.

 

Os tipos de sondagem de solo

Como dito anteriormente, a sondagem de solo é aplicada para revelar os tipos de solo e suas especificidades. Com isso é possível dar início a terraplenagem e a obra conforme planejada. Esta técnica é vital para qualquer tipo de obra, já que o conhecimento e as informações obtidas nas fases iniciais decidirão o futuro da construção. Existem três tipos de sondagem de solo que são mais conhecidos e utilizados na construção civil.

Sondagens à Trado – Começando com os tipos de sondagem de solo, temos o aplicado através de trados. Eles são elementos metálicos helicoidal (formato de hélice) que são principalmente destinados à perfuração de solos, rochas e pavimentos através de movimentos giratórios. Eles podem ser manuais ou mecânicos e se dividem em dois tipos mais usados: o primeiro é em concha ou cavadeira e o segundo é helicoidal, ou seja, torcidos e espiral.

Os trados cavadeira são usados para estudos de ocorrências de materiais para terraplenagem, pavimentação e barragens. Um dos tipos de sondagem de solo que mais se aplica nos estudos de subleito rodoviários e ainda para avanço da perfuração nas sondagens até que se encontre o nível de água ou até o seu limite de utilização. Os trados helicoidais, são os tipos de sondagem de solo empregados no interior do revestimento de sondagens a percussão, podendo ser utilizados nos solos argilosos, mesmo abaixo do nível de água.

Sondagens à percussão SPT – Um dos tipos de sondagem de solo mais usual para coletar informações importantes para a escolha do tipo de fundação. Denominado de SPT (Standard Penetration Test), com esta análise é possível determinar o tipo de solo atravessado pelo amostrador padrão, bem como sua resistência oferecida. Ainda apresenta a cravação do amostrador e a posição do nível de água se encontrada água durante a perfuração.

Sondagem rotativa – Um dos tipos de sondagem de solo que permite a investigação e reconhecimento de rochas e solos permitindo a retirada de amostras da rocha atravessada. Além disso, apresenta como vantagem também a potencialidade para atingir grandes profundidades.

Similarmente aos outros tipos de sondagem de solo, ele apresenta os resultados em relatório, com planta do local e indicação dos pontos perfurados. Também mostra os perfis geológicos e geotécnicos de cada análise, com informações da obra, número de inclinação e rumo do estudo. Nesse sentido, apresenta informações detalhadas do terreno, se mostrando um dos mais completos para ser aplicado.

Deixe uma resposta