(47) 3361-3932        Seg - Sex: 9:00 - 18:00        [email protected]
Demolição de Alto Risco: Tudo que você precisa saber sobre esse procedimento

Demolição de Alto Risco: Tudo que você precisa saber sobre esse procedimento

A demolição de alto risco é um procedimento necessário quando o desenvolvimento do trabalho de demolição envolve riscos a segurança dos imóveis vizinhos, dos trabalhadores e das pessoas em geral. Normalmente é utilizado em locais de difícil acesso, de grande altura, próximo a instalações elétricas ativas, com grande movimento de carros e pedestres ou qualquer outra situação onde se tem a necessidade de uma proteção extra.

demolição alto risco

Somente um profissional capacitado pode avaliar os riscos oferecidos por determinado procedimento. Se for necessário utilizar o método de demolição de alto risco, se torna indispensável determinar medidas de proteção e segurança rígidas para todos os envolvidos, contando com um planejamento cauteloso e detalhado de cada etapa da obra.

Para garantir segurança e qualidade no serviço de demolição de alto risco é importante contratar apenas empresas certificadas, garantindo trabalhadores qualificados e bem preparados para as mais diversas situações. Além disso, torna-se fundamental garantir a fiscalização de todos os processos e o desenvolvimento dos documentos necessários, de acordo com a exigência das normas de segurança do trabalho e os órgãos fiscalizadores competentes de cada região.

Por si só, qualquer trabalho de demolição, mesmo sem ser classificado de alto risco, já é considerado “especial” por conter uma gama de perigos específicos, mas quando feita de maneira aleatória, sem planejamento, equipamentos adequados e pessoal capacitado, a situação pode se agravar muito.

Leia também: Gerenciamento de resíduos da construção civil: 3 motivos para fazer

Entre os problemas mais comuns em uma demolição de alto risco sem planejamento e fora dos padrões exigidos, destacam-se: soterramentos, danos causados às edificações vizinhas, queda de pessoas, queda de objetos, poluição do ar por causa de poeira e acidentes no momento de mover os entulhos.     

Diante disso, antes de iniciar qualquer trabalho de demolição de alto risco, é indispensável fazer uma análise minuciosa do local a ser demolido e das edificações vizinhas, além das ferramentas utilizadas para evitar o improviso de materiais e definir o local onde será depositado o entulho.

Verifique as redes de fornecimento de energia elétrica, água, líquidos inflamáveis, gasosos inflamáveis, substâncias tóxicas, canalizações de esgoto e de escoamento de água, que devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas, respeitando-se as normas e determinações em vigor NR 18.5.1. Essas medidas nem sempre são simples, mas, são necessárias para garantir a segurança do procedimento.

Atenção extra também faz toda diferença em um processo de demolição de alto risco. Por isso, mantenha o local sempre sinalizado e não permita que pessoas estranhas circulem pelo local antes, durante e depois de ter ocorrido à demolição. Pessoas desavisadas são um perigo nesse tipo de trabalho. Se necessário elabore um laudo técnico. Uma última dica, mas não menos importante é que a demolição de alto risco deve ser executada sob a direção de um profissional legalmente habilitado, NR 18.5.3.

Leia também: Demolição mecânica: Conheça técnicas e equipamentos utilizados

Aqui na Terra Brasil somos especialistas em demolição de alto risco, possuímos profissionais altamente treinados, desde bombeiros civis, até uma equipe de engenharia estrutural que nos dá suporte para que possamos trabalhar com plena consciência da situação em que atuamos. Ainda contamos com os melhores e mais modernos equipamentos. Entre em contato e tire suas dúvidas. Veja outras dicas de terraplenagem e demolição.

Deixe uma resposta

Fechar Menu