Os riscos e responsabilidades de uma demolição de grande porte.

Os riscos e responsabilidades de uma demolição de grande porte

O processo de desconstruir também é uma parte importante no setor da construção civil. Em muitos casos é necessário realizar uma demolição de grande porte, o que colabora para reduzir eventuais impactos negativos na hora de criar espaço para erguer novas construções

A demolição na construção civil consiste em desmontar edifícios em um ambiente totalmente controlado. Desse modo, é possível retirar casas, apartamentos, prédios e galpões, por exemplo, que precisam ser desfeitos para dar espaço a novos empreendimentos.

Além disso, em alguns casos a demolição também ocorre com a destruição e retirada de rochas e pedras que estejam no terreno. Nesse sentido, também é executada para destruir construções que tenham sua estrutura comprometida, seja por acidentes geológicos, idade do imóvel e demais assuntos relacionados à segurança.

No entanto, é um serviço de risco e, por isso, exige conhecimento, experiência e qualificação para que seja executado. Principalmente na demolição de grande porte, que exige esforço e segurança ainda maior para o projeto e seus profissionais.

Por isso, vamos apresentar os riscos e responsabilidades de uma demolição de grande porte. Confira!

Quais os principais tipos de demolição e como realizar?

Em primeiro lugar, é importante saber quais são os tipos de demolição que podem ser executados na construção civil. Existem algumas técnicas que podem variar, dependendo de cada situação e tamanho da obra.

Além disso, a escolha da forma de desconstruir também vai depender de como é possível garantir a segurança do empreendimento, da população e também do meio ambiente. Ou seja, é necessário avaliar a quantidade de resíduos sólidos que resultam do processo e como isso pode ser prejudicial para o entorno da obra.

Em geral, o uso mais comum é a desconstrução manual, que ocorre com o auxílio de equipamentos e ferramentas apropriadas. 

No entanto, para a demolição de grande porte, pode ser necessário utilizar ação mecânica e também uso de explosivos, no caso de implosão ou explosão. Assim, é importante que seja realizado um estudo minucioso para determinar qual será a melhor forma de abordagem da demolição.

Veja quais são os principais tipos:

Demolição mecânica – Esse tipo de demolição ocorre com o uso de equipamentos e ferramentas mecânicas para efetuar a desconstrução. 

Em geral, conta com o apoio de maquinário especializado, tanto de pequeno porte, quanto de médio porte. Podemos citar, por exemplo, ferramentas manuais são os martelos pneumáticos, mas, ainda, pode haver a necessidade de uso de escavadeiras e guindastes.

Demolição com explosivos – Também conhecida como implosão, esse processo de demolição utiliza explosivos para desconstruir empreendimentos. Assim, são colocados explosivos para destruir a base de apoio do edifício, maximizando o trabalho. 

É um dos métodos mais utilizados para a demolição de grande porte, já que possui a capacidade de implodir grandes construções, principalmente prédios altos e pontes.

Ela pode ser realizada perfeitamente em áreas urbanas, garantindo a segurança do entorno. Para isso, os responsáveis técnicos devem realizar um estudo detalhado sobre a estrutura, fazendo a identificação dos melhores explosivos e posições de detonação. Além disso, é necessário verificar se não haverá nenhum efeito colateral às demais estruturas vizinhas.

Demolição manual – Esse tipo de demolição é executada a partir da utilização de ferramentas manuais. Na realidade, ela pode ser aplicada em diferentes tipos de construção e é indicada para demolições que exigem cuidado especial com a estrutura. Sua maior vantagem é a viabilidade da reutilização dos resíduos produzidos no local.

O risco de fazer demolição sem profissionalismo e planejamento

Agora que sabemos as funções da demolição de grande porte e os principais tipos na construção civil, precisamos compreender os riscos de executar esse serviço sem profissionalismo e planejamento.

Primeiramente, é necessário realizar um projeto de demolição, que vai ser elaborado conforme o tipo de edificação e seus procedimentos. Esses passos devem seguir a Norma Regulamentadora NR18, que define os procedimentos de segurança para a execução de demolições.

Para que seja feito o planejamento da demolição, também deve-se estruturar a maneira como ela será realizada, levando em consideração a segurança de todos os trabalhadores envolvidos e do entorno. Isso é importante, pois se for feita de maneira equivocada, pode causar problemas nas obras vizinhas.

Outros riscos graves que podemos destacar envolvem a segurança dos profissionais e pessoas ao redor da obra, como soterramento, desmoronamento, esmagamento e também quedas de construções e equipamentos.

Além disso, existem os danos que vão impactar diretamente nas estruturas da obra e nos empreendimentos do entorno, como quedas de construções e equipamentos, vibrações que causam rachaduras, danos causados nas edificações vizinhas e poluição do ar por conta da poeira gerada

Para realizar a demolição de grande porte o seu planejamento deve considerar as pessoas envolvidas, que precisam ser formadas exclusivamente por profissionais qualificados e experientes. Além disso, deve-se saber quais ferramentas serão utilizadas e compreender todos os aspectos locais e até qual ponto será realizada a demolição.

Essa verificação deve se estender aos edifícios vizinhos e seus terrenos, para garantir que não ocorrerá comprometimento das estruturas ou outros tipos de prejuízos. 

Além disso, é muito importante fazer um planejamento da remoção e depósito do entulho. Desse modo é possível promover a sustentabilidade e preservação do meio ambiente e também cumprir as leis ambientais que são referentes ao descarte de resíduos da construção civil.

Ou seja, com todo esse planejamento é possível evitar acidentes pequenos ou graves e garantir a continuidade do projeto. Também, a partir do plano elaborado, as estruturas do entorno não serão comprometidas, evitando gastos enormes com reparos.

Terra Brasil: demolição de grande porte com segurança e qualidade

Para entregar sua obra em boas mãos você deve sempre recorrer a profissionais experientes e qualificados. Desse modo, não pode ser diferente quando surgir a necessidade de realizar demolições tanto de pequeno, quanto de grande porte.

Como destacamos anteriormente, a demolição de grande porte é necessária quando existem no terreno antigas instalações ou áreas de readequações que exigem o uso de técnicas específicas. Além disso, são utilizados equipamentos de última geração para executar esse trabalho da melhor maneira possível.

 

Por isso, é fundamental que ao avaliar a demanda de uma demolição de grande porte, seja contratada uma empresa que possua três requisitos principais: profissionais experientes, maquinários de alto padrão e qualificação especializada.

 

Nesse sentido, a Terra Brasil Terraplenagem preenche todas as necessidades para realizar demolições com segurança e qualidade para o seu projeto. Atuando há mais de 25 anos no setor da construção civil, atualmente somos uma empresa especializada em serviços de terraplenagem em geral.

 

Também locamos equipamentos e realizamos com excelência os serviços de demolições (pequeno, médio e grande porte) e escavações bem como realizamos o acompanhamento e limpeza de materiais resultantes de fundação tipo hélice contínua monitorada.

 

Nosso trabalho com demolição é realizado sempre com o objetivo de seguir a missão da Terra Brasil, que é desenvolver os trabalhos com segurança, qualidade e eficiência. Por isso, contamos com o trabalho e dedicação de nossos colaboradores, que são experientes e possuem qualificação para esses serviços.

 

Além disso, pensando na preservação ambiental e sustentabilidade, realizamos a remoção do material resultante. Para maior comodidade do cliente fornecemos o projeto de gerenciamento de resíduos da construção civil e a autorização para a demolição junto aos órgãos competentes.

Deixe um comentário