Demolição sem planejamento: alto perigo

Demolição sem planejamento: alto perigo

Realizar uma demolição sem planejamento oferece inúmeros riscos para a integridade dos funcionários e da construção. Nesse sentido, a ela apresenta-se como uma tarefa bastante complexa e, por isso, precisa ter uma abordagem cuidadosa e planejada. 

 

No entanto, existem diversas empresas e trabalhadores da construção civil que subestimam a necessidade dessas preparações. Assim, uma demolição sem planejamento pode ter consequências desastrosas para todos os envolvidos. 

 

Um dos principais perigos da demolição sem planejamento é a segurança das pessoas envolvidas no processo. Além disso, quando não se prepara adequadamente ou se ignora a preparação, o entorno da obra e as pessoas nas proximidades podem ser afetados. 

 

Sem um plano cuidadoso existe um risco muito alto de ocorrerem acidentes graves, como desabamentos inesperados, quedas de escombros e lesões causadas por equipamentos pesados ​​utilizados na demolição. Além da tragédia causada aos funcionários, pode inviabilizar completamente a obra, prejudicando a reputação da empresa e dos envolvidos. 

 

Por isso, é fundamental contar com profissionais experientes e capacitados, que tenham especialidade em executar demolições com segurança e eficiência. 

 

Saiba mais sobre o processo de demolição na construção civil e os seus riscos 

 

Como destacamos anteriormente, a demolição realizada sem planejamento pode acarretar consequências gravíssimas. Elas se estendem por diversas questões problemáticas, desde a segurança das pessoas envolvidos no entorno, até mesmo para o meio ambiente e as estruturas ao redor. 

 

Ou seja, é fundamental que os profissionais responsáveis pelos projetos de demolição reconheçam a importância do planejamento adequado e tomem as medidas necessárias para garantir que o processo seja conduzido de forma segura e responsável. 

 

Por isso, separamos os principais riscos de realizar uma demolição sem planejamento. Confira! 

 

Soterramento – Um dos principais riscos é o de soterramento dos trabalhadores envolvidos na obra ou que estejam próximos da demolição. O desabamento inesperado de paredes ou tetos podem resultar em graves ferimentos e até mesmo na perda de vidas. 

 

Desmoronamento e esmagamento – Também relacionado com o desabamento inesperado, existe um risco grande de esmagar membros dos trabalhadores ou até mesmo causar a suas mortes. 

 

Quedas de construções e equipamentos – Uma demolição sem planejamento aumenta o risco de quedas. Sem organização, os funcionários podem estar no lugar errado e na hora errada e acabar caindo de grandes alturas, resultando em lesões graves ou até mesmo fatais.  

 

Equipamentos também podem despencar de lugares inapropriados, por isso é importante verificar com antecedência. 

 

Vibrações que causam rachaduras – Deve-se fazer a demolição com cuidado, pois é um processo bastante agressivo. Caso contrário, pode acabar causando rachaduras em estruturas próximas da obra, comprometendo sua integridade estrutural. Em princípio, esses danos podem não ser visíveis, mas representam uma ameaça à segurança a longo prazo. 

 

Danos causados nas edificações vizinhas – Os danos também podem ocorrer em edificações vizinhas, provenientes de vibrações, quedas de detritos e outros impactos.  

 

Isso causa um grande prejuízo financeiro para os envolvidos na obra e também é um risco para a segurança das pessoas que ocupam essas estruturas. Por isso, deve-se fazer uma investigação completa da região onde ocorrerá a demolição. 

 

Danos ambientais – Por último, vamos abordar os danos ambientais. A demolição sem planejamento pode causar poluição do ar devido à poeira gerada durante o processo.  

 

Essas substâncias podem ser nocivas para o meio ambiente e também para a saúde das pessoas ao redor. Nesse sentido, deve-se realizar com máximo cuidado e utilizando equipamentos de proteção e técnicas para minimizar os estragos. 

 

Empresas qualificadas também se preocupam com os materiais resultantes da demolição. Eles devem ser descartados corretamente e reaproveitados ao máximo. Caso contrário, vão acabar sendo despejados na natureza e causando graves problemas ambientais. 

 

Dicas para planejar uma demolição segura 

 

Em primeiro lugar, é necessário realizar um planejamento que preveja os possíveis riscos de acidentes, como os destacados anteriormente. Também é preciso solicitar um Alvará de Execução de Demolição, garantindo a legalidade do processo de demolição. 

 

Antes de executar a demolição, é muito importante verificar se as redes de energia elétrica, água, gases, canalizações de esgoto, escoamento de água e outros estão desligados, protegidos ou isolados corretamente. Para isso, existe a NR 18.5.1, que orienta medidas para garantir a segurança do processo. 

 

A sinalização é outro ponto fundamental e deve-se verificar a distância das edificações vizinhas para garantir total segurança. Ainda é necessário avisar todos os trabalhadores envolvidos na obra sobre a demolição e coordená-los através de um profissional experiente e qualificado. 

 

Também é possível fazer um checklist para garantir que tudo está correto antes da execução do trabalho, como por exemplo: 

 

Pessoas envolvidas – Deve-se garantir a contratação de profissionais qualificados para demolição e que não haja pessoas próximas à obra. 

Local da demolição – Você deve conhecer todos os aspectos locais e até qual ponto a demolição será realizada. 

 

Ferramentas – Devem ser utilizados apenas equipamentos adequados para o processo de demolição e eles devem ser de última geração para garantir eficiência e segurança. 

 

Construções e terrenos vizinhos – É necessário investigar as edificações próximas para ter certeza que não haverá comprometimento das estruturas ou outros tipos de prejuízos. 

 

Material resultante – Também devemos fazer um planejamento para a remoção e depósito do entulho, pois é necessário trabalhar com sustentabilidade, respeitando as leis ambientais referentes ao descarte de resíduos da construção civil. 

 

Terra Brasil é sinônimo de planejamento e segurança em demolições 

 

Todo o cenário descrito acima é um grande pesadelo, não é mesmo? Por isso, fique longe desses problemas contratando uma empresa de confiança como a Terra Brasil. Nós demos início a nossa trajetória em 1997 e desde então trabalhamos para nos firmar como referência no setor da construção civil. 

 

Nosso diferencial é o compromisso com a qualidade em todos os nossos serviços, principalmente focados em terraplenagem onde nos tornamos modelo. Assim, trabalhamos com a escavação, retirada de entulho e limpeza de terrenos e alinhamento dos terrenos. 

 

Além disso, investimos em conhecimento e corpo técnico para realizar demolições de diferentes escalas, desde pequenos projetos até empreendimentos de grande porte. Esse acréscimo no portfólio de serviços é mais um exemplo do compromisso da Terra Brasil em atender de forma abrangente e eficaz às necessidades variadas dos clientes na indústria da construção. 

 

Nesse sentido, a equipe altamente capacitada é um dos maiores trunfos da Terra Brasil. Nossos colaboradores têm a expertise necessária para enfrentar os desafios da construção civil, garantindo que eles concluam cada projeto com excelência e dentro dos mais altos padrões de qualidade. 

 

Assim, oferecemos serviços especializados em demolição, com qualidade, planejamento e segurança. Também realizamos a remoção meticulosa dos materiais resultantes. Para proporcionar uma experiência mais conveniente e integrada para nossos clientes, incluímos também o fornecimento de um projeto estratégico de gerenciamento de resíduos da construção civil. Ainda realizamos o processo de obtenção de autorização para a demolição junto às entidades reguladoras pertinentes. 

 

Demolição sem sustos é com a Terra Brasil! 

Deixe um comentário