A terraplenagem é uma das principais etapas da construção civil. Esse processo é indispensável e faz a diferença para que a obra seja concluída com perfeição.
Basicamente, ela é executada através da movimentação de terra e materiais, fazendo com que o terreno se torne apropriado para as necessidades do projeto.
Nesse sentido, dificilmente podemos encontrar um terreno que esteja plenamente pronto para receber uma construção. Assim, a terraplenagem assume a função de deixar toda a área preparada e segura para dar início à obra.
Esse passo é muito importante, pois caso seja ignorado ou feito de qualquer jeito, é possível que ocorra a erosão do solo. Ou seja, vai comprometer todos os resultados da construção, apresentando deslizamentos, desestabilização e o aparecimento de trincas e rachaduras nas construções.
Com uma terraplenagem malfeita também é possível que seja afetado toda a região da obra, prejudicando até mesmo os empreendimentos vizinhos. Desse modo, pode ocasionar até mesmo a necessidade de intervenção das autoridades de segurança, para interditar o uso do imóvel construído.
Além disso, também podemos citar como possíveis consequências de uma terraplenagem de má qualidade os prejuízos financeiros para o empreendimento, riscos a nível de segurança no projeto, interdições e até mesmo desastres que poderiam ser evitados.
Nesse sentido, existem diversos exemplos de acidentes ocorridos por problemas envolvendo irregularidades nos processos de terraplenagem.
Por isso, essa é uma das etapas mais importantes da construção civil. A partir da compactação e nivelamento do solo, é possível evitar diversos problemas estruturais nas obras. Assim, fica garantido ao projeto qualidade e segurança durante o processo.
Agora que você sabe mais sobre a terraplenagem e a sua importância, separamos as etapas fundamentais para esse processo da construção civil. Confira!
As etapas de uma terraplenagem
Escavação – Em primeiro lugar, acontece a escavação do terreno. Basicamente, essa etapa consiste em fazer a adequação do solo ao projeto do novo empreendimento. Nesse caso, muitas vezes também é necessário fazer o rebaixamento do local.
Para que esse processo tenha sucesso, é necessário realizar também levantamento topográfico, investigação geotécnica e análise e adequação ao projeto arquitetônico da obra a ser construída.
Carregamento – Depois de realizar a escavação, passamos para a etapa do carregamento.
Nesse momento, ocorre a movimentação de terra e rochas. Grande parte do material pode ser reutilizado na própria obra, colaborando para tornar uma obra sustentável. No entanto, se esse aproveitamento não acontecer, é imprescindível que o material seja retirado do terreno, deixando-o plano e com solidez.
Transporte – Nessa terceira etapa da terraplenagem é onde ocorre a retirada dos materiais que sobram e não serão reaproveitados.
Em alguns casos, se a obra não visar a utilização de sobras, será necessário fazer a busca de terra para complementar os espaços do terreno. Desse modo é possível corrigir desníveis e possibilitar maior qualidade para que os processos possam ser desenvolvidos.
Espalhamento – Concluindo, nessa etapa ocorrerá o espalhamento da terra, proporcionando solidez ao solo. No entanto, para que ela seja concluída, existem alguns passos como verificar a necessidade da troca do solo em função da falta de consistência, desenvolver canais para drenagem e escoamento da água e ainda prevenir uma possível e futura erosão.
Equipamentos necessários
Além de saber cada etapa da terraplenagem, também é necessário ter no planejamento a lista de qual o maquinário precisa ser utilizado.
Como são etapas diversificadas, os equipamentos devem corresponder com exatidão para fazer da melhor maneira possível cada processo. Além disso, é necessário que eles sejam operados por profissionais qualificados e experientes.
Também vale destacar que nenhuma obra é igual e, por isso, exigem necessidades específicas. Assim, contar com especialistas e equipamentos de acordo com as necessidades facilita a operação, além de tornar a obra mais eficiente.
Veja os principais equipamentos necessários para a terraplenagem:
Caminhão Basculante – Um equipamento necessário para apoiar serviços de escavação e demolição. O caminhão basculante é perfeito para fazer o transporte de cargas volumosas como entulhos e terra.
Escavadeira – Este talvez seja o principal equipamento da terraplenagem. É utilizado para a escavação do terreno, atingindo grandes profundidades em minutos. Também pode ser usado para outros serviços da construção civil.
Minicarregadeira – Preferida por projetos menores, é utilizada para movimentar materiais diversos, nivelar o solo e fazer a desagregação de terra. Como é um equipamento compacto, acaba sendo escolhido para utilização em espaços reduzidos.
Motoniveladora – Fundamental para a terraplenagem, já que faz a preparação e nivelamento do solo, criando superfícies planas. Também possui a capacidade de criar superfícies inclinadas ou transversais.
Rolo compactador – Equipamento utilizado para a compactação de solo, cascalho, concreto, asfalto e na manutenção de estradas e fundações.
Retroescavadeira – Utilizada para movimentar materiais diversos, nivelar o solo e fazer a terraplanagem. Esse equipamento conta com um braço e lança de longo alcance, sendo utilizado principalmente em escavações profundas e obras de grande porte.