7 máquinas de terraplenagem e suas utilidades

7 máquinas de terraplenagem e suas utilidades

Existem diversas máquinas de terraplenagem que podem contribuir para agilizar e qualificar todo o processo.

No canteiro de obras, podemos ver uma grande circulação de equipamentos. Muitos deles são versáteis e utilizados para diferentes operações. Por isso, muitas vezes é necessário realizar uma lista e identificar quais são as prioridades para o canteiro de obra e execução dos serviços.

Isto também vale para as máquinas de terraplenagem. Nesse sentido, deve-se realizar uma lista dos principais equipamentos que serão utilizados na movimentação de terra, aplainamento, remoção de materiais, preparo de solo e mistura de agregados.

Além disso, é um tipo de maquinário que foca as atividades na base de preparação e nivelamento do solo, que são consideradas máquinas de apoio. Também existem equipamentos considerados de apoio, que são aderentes à demanda e podem exercer diversos serviços.

No entanto, independente do equipamento, é necessário avaliar quais as opções e se elas atendem a dimensão e particularidades da demanda. Além disso, o maquinário exige que profissionais especialistas e qualificados os utilizem, para tirar o melhor proveito, com eficiência, segurança e precisão.

Confira a lista dos principais equipamentos e quais são as suas funções na terraplenagem e na construção civil.

Conheça as principais máquinas de terraplenagem e suas utilidades

1 – Escavadeiras – As escavadeiras talvez sejam as principais máquinas de terraplenagem utilizadas. Não à toa, serão as primeiras a descrevermos aqui. Este tipo de maquinário é bastante poderoso e pode atender a construção civil de diversas maneiras.

Especificamente na terraplenagem, ela é utilizada principalmente para a escavação, desaterro e aterro dos terrenos. Além disso, pode contribuir com preenchimento de irregularidades, valeteamento e também criação de rotas de escoamento.

Ela possui a combinação ideal para a construção civil, com alta produtividade, agilidade e estabilidade. Por isso, é uma das melhores escolhas na hora de separar as máquinas de terraplenagem. No entanto, é fundamental que os gestores escolham o modelo ideal de escavadeira, através do dimensionamento correto do volume de terra a ser movimentado e do prazo de entrega.

2 – Pá carregadeira – Uma das máquinas de terraplenagem mais versáteis da construção civil. Ela pode ser de grande utilidade para diversas obras, já que serve para movimentar diversos materiais.

Por exemplo, resíduos que não são aplicados e, desse modo, libera espaços para outras atividades. Além disso, esses equipamentos retiram os excessos recortados do terreno, permitindo dar andamento a execução da terraplanagem.

Outro ponto positivo é que as pás carregadeiras contam com uma caçamba acoplada. Desse modo, elas possuem também a capacidade de transportar grandes cargas, além de fazer o deslocamento de materiais por longos percursos. Ou seja, esse equipamento pode substituir em alguns momentos os caminhões basculantes, que não possuem mobilidade total no terreno da obra.

Elas ainda podem retirar raízes de árvores, favorecer o nivelamento do solo, espalhar agregados e efetuar a escavação superficial.

3 – Motoniveladora – Esta é uma das máquinas de terraplenagem mais conhecidas do setor. Também chamadas de patrolas, elas podem ser aproveitadas também em construção de rodovias, apresentando muita praticidade no nivelamento e preparação do solo.

Além disso, as motoniveladoras possuem a capacidade de espalhar a terra com facilidade, já que possuem uma lâmina apropriada em sua composição.

Ainda apresentam capacidade de criar superfícies transversais ou inclinadas, efetuar cortes e construir curvas de nível. É um equipamento excelente para auxiliar nos acabamentos.

4 – Caminhão basculante – Esse maquinário é um dos grandes aliados dos serviços de terraplenagem. Ele serve tanto como base da obra, quanto apoio dos serviços. Tudo isso vai depender do tamanho da operação em que ele estiver sendo utilizado.

Geralmente, o caminhão basculante auxilia nas etapas de demolição e escavação. A caçamba é excelente para o transporte de terra, entulhos e outras cargas volumosas. Por isso é uma das máquinas de terraplenagem indispensáveis.

É importante destacar que a  caçamba, além de dimensionada para o volume e tipo de carga, também deve corresponder à altura de alcance dos equipamentos que a preencherão.

5 – Rolo compactador – Este maquinário é utilizado na terraplenagem para exercer força bruta diretamente sobre o solo, com o objetivo de nivelá-lo perímetro por perímetro. A força necessária dependerá do tipo de solo, mas serve para deixá-lo resistente, removendo sulcos e espaçamentos.

6 – Miniescavadeira – Uma das máquinas de terraplenagem que se enquadram em canteiro de obras reduzidos. Como o seu design é compacto, ela se encaixa perfeitamente nesse tipo de projeto.

O equipamento é bastante utilizado para trabalhar terrenos acidentados. Nesse sentido, ela atua onde é necessário escavar e fazer a retirada de entulhos e a desagregação de terra com agilidade para dar início às atividades.

7 – Retroescavadeira – Por último, vamos abordar outro modelo das máquinas de terraplenagem que possuem versatilidade.

A retroescavadeira é perfeita para canteiros controlados, em custo e dimensão. Possui capacidade de retirar entulhos, além de escavar e movimentar outros materiais com bastante rapidez.

Além disso, são equipamentos relativamente fáceis de operar, principalmente ao atuar na movimentação das porções de terra com agilidade. Também são bastante utilizadas em canteiros de obra devido a eficácia e eficiência nas suas funções.

 

Deixe um comentário