novembro 30 2017 0Comentário

Dois passos para aumentar a produtividade na obra, gerenciando a construção civil

Os profissionais responsáveis pela gestão no ramo da construção civil tem enfrentado inúmeros desafios. Cumprir os prazos curtos e ainda manter a qualidade do serviço é a complicada missão desses profissionais

 

A qualidade do trabalho final dentro da construção civil depende de uma gestão planejada e executada com seriedade. Todos os profissionais envolvidos durante o processo devem passar pelo gerenciamento, garantindo o melhor controle dos gastos e investimentos.  

Se pensarmos em todos os processos que envolvem a execução de uma obra, parece impossível gerenciar cada passo dado pelas equipes, mas além de ser muito importante, esse gerenciamento é essencial e se executado de maneira organizada é possível fazê-lo com qualidade. A seguir você vai acompanhar duas dicas que lhe ajudarão a se organizar.

 

  1. Planejamento

O primeiro passo é sem dúvida planejar. O tempo dedicado ao planejamento antes da execução da obra é primordial e evita muitos contratempos que poderiam surgir ao longo do processo. Uma boa dica para começar a executar seu planejamento é pensar em todos os questionamentos que podem surgir. Defina seus objetivos, pontue suas dificuldades e analise as melhores soluções para elas, procure por terceirização de serviços e pesquise os melhores fornecedores. A partir dessas informações crie uma relação de custos e determine prazos para a conclusão de cada etapa de maneira individual, isso é muito importante!

 

  1. Formação da equipe

Constituir uma equipe sólida e dedicada, sem dúvida é o maior desafio da gestão. Durante essa etapa invista em profissionais qualificados, mesmo que os custos desses profissionais sejam mais altos, no final do processo a qualidade do trabalho e a responsabilidade de uma boa equipe farão a diferença. Esclareça a todos os envolvidos o seu projeto, mostre seu planejamento e explique seus objetivos, faça com que eles sintam-se parte disso, demonstrando a importância de cada serviço. Muitas ferramentas foram desenvolvidas ao longo dos anos, como por exemplo, a implantação de sistemas de avaliação, que ofereçam planos de carreira e cargos de liderança para os profissionais com melhor desempenho.  

 

Esses são os primeiros passos para a gestão da construção civil, é o início do seu desafio como gestor, que deve se prolongar ao longo da execução da obra. Por isso, é preciso manter o foco e seguir o planejamento. Atualmente algumas tecnologias foram lançadas para auxiliar durante o processo, como o software de gestão de obras, ele te ajudará a controlar diversos indicadores do rendimento tanto de equipamentos como de pessoas, além do maior controle da matéria prima e o cumprimento exato dos prazos. É um investimento que vale a pena e pode lhe poupar muita dor de cabeça. O mais importante é manter o foco nos objetivos, cumpra aquilo que planejou e tudo dará certo.

marketing

Responda ou escreva seu comentário