Pá carregadeira: algumas atitudes evitam acidentes

Pá carregadeira: algumas atitudes evitam acidentes

Operar máquinas pesadas, inclusive a pá carregadeira, exige planejamento, atenção e qualificação dos colaboradores. Esse conjunto de fatores ajuda a evitar acidentes e a trazer mais segurança para o canteiro de obras. 

Para ajudar, listamos algumas atitudes que devem ser tomadas durante a operação de pás carregadeiras para trazer bons resultados no final de cada trabalho. Boa leitura!

 Pá carregadeira reserva

Para evitar que toda a operação seja comprometida caso uma pá carregadeira quebre, mantenha sempre uma máquina reserva ou um plano B disponível, que vem através de planejamento.

Pá carregadeira em repouso

Quando a pá carregadeira estiver em repouso, o operador deve seguir algumas dicas para evitar acidentes e desgastes desnecessário da máquina, como: 

Conservar a bateria sempre desconectada e o freio puxado; não deixar a chave no contato; estacionar em local plano; manter a pá e a caçamba no solo.

Use equipamentos de proteção

De acordo com as Normas Regulamentadoras, é sugerido o uso de equipamentos de segurança em determinados ambientes de trabalho, como os canteiros de obras, por exemplo. Portanto, operadores de máquinas pesadas devem usar:

 Luvas de raspas; calçado de segurança; protetores de ouvido ou abafador; uniforme refletivo; capacete e óculos de proteção. 

 Fique de olho nos colegas 

Para realizar um trabalho bem-sucedido e seguro, o operador da pá carregadeira deve conhecer bem o terreno em que está e saber por onde seus colegas passam ou ficam para evitar atropelamentos ou qualquer outro tipo de acidente.  

Esse tipo de informação está incluída no planejamento da obra, que estuda detalhadamente o espaço do ambiente e seus potenciais riscos. E, por falar em colegas, é perigoso levar e trazer passageiros na máquina, pois pode proporcionar riscos a todos.

Adote sinalizações 

Os motoristas não podem ter pontos cegos enquanto dirigem, ou seja, devem enxergar muito bem tudo que está ao redor. Com o operador de pá carregadeira não é diferente, por essa razão, o canteiro de obras precisa de sinalização eficiente no chão e em todos os cantos, inclusive, com trajetos para pedestres. 

A máquina também deve possuir sinalização para que todos possam vê-la.

São elas: giroflex, sirenes, sinalização de distância segura, faixas refletoras e faróis. O operador também deve ser especializado e treinado para evitar acidentes.

Em movimento, feche as portas 

Além de intensificar as chances de acidente, operar a pá carregadeira com as portas abertas atrapalha, consideravelmente, a performance dela. Para evitar estragos a ela e danos ao operador, mantenha as portas trancadas. Esse ato de segurança também evita que o operador caia do veículo em movimento ou que alguma coisa invada a cabine.

Coloque os cintos de segurança

Parece bobagem lembrar de colocar o cinto de segurança, mas muita gente esquece. Esse acessório é de suma importância para evitar acidentes. Antes de começar a operar a pá carregadeira, outras atitudes são importantes, como ajustar o banco e o apoio de braço.

E tem mais: ajustar os retrovisores, comandos hidráulicos e de transmissão, que devem estar neutros; e verificar o extintor de incêndio, as fechaduras e os freios.

Fique ligado

 Para completar, adote essas dicas para aumentar os níveis de segurança:

– Nunca mova a pá carregadeira com o braço frontal muito elevado, principalmente, se ele estiver cheio de carga;

– Só ligue o veículo após verificar o ambiente em que se encontra, isto é, observe se existem valas, fios elétricos, barrancos etc.

– Coloque na pá apenas o limite de carga que ela suporta para evitar, assim, que a máquina se desestabilize.

Conclusão

Operar máquinas pesadas, como as pás carregadeiras, exige cuidados especiais para evitar acidentes. Atitudes simples, como sinalizar o ambiente e trancar as portas, evitam danos à máquina, ao operador e aos colegas de trabalho.

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos! E até a próxima!

Deixe um comentário