(47) 3361-3932        Seg - Sex: 9:00 - 18:00        [email protected]
As 6 principais causas que atrasam uma obra e como solucioná-las
As 6 principais causas que atrasam uma obra e como solucioná-las

As 6 principais causas que atrasam uma obra e como solucioná-las

Obras atrasadas são muitos frustrantes, por isso é importante investir em uma equipe especializada e em matérias de qualidade, assim você consegue evitar possíveis transtornos. 

Porém, mesmo com todos os cuidados, imprevistos podem acontecer. Fatores externos podem acabar atrapalhando também a sua obra. 

Separamos os 6 principais motivos que podem gerar atrasos significativos em obras. Confira:

1 – Fornecedores

Um dos grandes motivos de atrasos são os problemas com fornecedores. Por isso, é muito importante negociar com empresas da sua confiança que você saiba que irão realmente cumprir os prazos.

2 – Mão de obra não especializada

Encontrar mão de obra especializada pode ser um problema na construção civil. Muitas vezes, uma obra é pausada pela falta de profissionais que, podem estar comprometido com outras obras.

Por isso, é importante contratar os profissionais com antecedência, assim esse problema pode ser evitado. Se o profissional for chamado para outra obra, já estará comprometido com a sua.

3 – Falta de recursos

A organização é essencial para qualquer projeto. Prazo, tempo, material e profissionais, devem estar esquematizados para que nada fuja do orçamento inicial. Uma coisa é certa: calcule sempre a mais, principalmente em relação aos materiais.

4 – Fatores climáticos

Um tempo ruim pode atrapalhar e ser responsável pelo atraso da obra. Se torna impossível trabalhar em locais onde o solo se transformou em lama. As máquinas param e tudo fica comprometido.

Nesse caso, infelizmente não há o que fazer para reverter a situação. O que nos resta é esperar e adiantar outros trabalhos que o clima não atrapalha.

5 – Entulho e limpeza da obra

Uma coisa muito comum é a paralisação da obra devido a necessidade de descartar os entulhos e limpar o local. 

Nesses casos, cabe ao gestor de obras organizar para que os serviços ocorram de forma mais dinâmica. É possível contar com empresas que alugam maquinário para facilitar a remoção de entulho, bem como para uma limpeza rápida do local.

6 – Mudanças inesperadas

Em muitos casos, o cliente pode ser o maior culpado pelo atraso, pois ele fica fazendo modificações quando, na maioria das vezes, o projeto já está concluído. As alterações realizadas após a obra já ter sido iniciada podem custar caro e levar mais tempo. 

Como você conferiu nesse post, muito são os motivos responsáveis por obra atrasada. No entanto, ficar atento a tudo pode evitar ainda mais atrasos e consequentes gastos.

Você já pensou em alugar máquinas para otimizar sua obra? A Terra Brasil Terraplenagem possui aluguel de máquina moderno que irá trazer mais eficiência a sua obra. Entre em contato com a gente e vamos conversar!

Deixe uma resposta

Fechar Menu